Jaguatirica morre após ser capturada por moradores na área urbana de Santana, no Amapá

Jaguatirica morre após ser capturada por moradores na área urbana de Santana, no Amapá
Animal teve as patas amarradas antes de ser levado para tratamento — Foto: Batalhão Ambiental/Divulgação

Uma jaguatirica macho foi capturada por moradores nesta quarta-feira (27) após ser vista correndo em uma rua da área urbana do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Minutos após ser resgatado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM), o animal morreu no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O Batalhão Ambiental informou que o Cetas não informou a causa da morte, porém, ainda de acordo com a PM, a jaguatirica estava bastante estressada devido a captura feita pelos populares.

VÍDEO: Jaguatirica é filmada correndo antes de ser capturada por moradores no Amapá

O felino foi capturado no bairro Provedor por volta de 10h30. A suspeita da PM é que a jaguatirica estava sendo criada por um morador e fugiu do cativeiro, mas ninguém se apresentou como responsável pelo animal.

Quando o Batalhão Ambiental chegou, a jaguatirica estava amarrada e imobilizada, apresentando pequenas lesões numa das patas e próximas do pescoço ocasionadas pela captura.

Animal após ter sido resgatado pela Polícia Militar — Foto: Batalhão Ambiental/Divulgação
Animal após ter sido resgatado pela Polícia Militar — Foto: Batalhão Ambiental/Divulgação

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos, nativa da América, considerado o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Geralmente, pesam entre 7 e 16 quilos e está em extinção desde o final da década de 80.

A circunstâncias sobre o aparecimento do animal em via pública serão investigados, assim como a hipótese dela estar sendo criada como animal doméstico, o que configura crime ambiental.

Por Victor Vidigal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.