Jaguatirica resgatada ferida tem tratamento veterinário com técnica chinesa em Taubaté, SP

Jaguatirica resgatada ferida tem tratamento veterinário com técnica chinesa em Taubaté, SP
Jaguatirica passou por tratamento para se recuperar dos ferimentos — Foto: Divulgação/Polícia Ambietanl

A Jaguatirica resgatada na última segunda-feira (2) no Bairro dos Freitas, em São José dos Campos (SP), passou nesta quarta-feira (4) por atendimento veterinário.

Vídeo: Jaguatirica resgatada em São José passa por tratamento para recuperação.

Além do tratamento convencional, os veterinários também optaram por realizar sessões de técnicas da medicina chinesa, que servem para aliviar as dores e reduzir o tempo de recuperação do animal.

“Utilizamos a técnica de laserterapia, que é uma luz de laser que a gente passa na ferida pra acelerar a cicatrização. Também fizemos a ozonioterapia, técnica em que utilizamos um gás de ozônio que tem o mesmo efeito e uma outra técnica com ultrassom, que emite ondas e também acelera a cicatrização”, explica o veterinário Lucas Amaral.

O animal, um macho de aproximadamente dois anos, foi resgatado pela Polícia Ambiental machucado em um galinheiro na zona norte de São José e encaminhado para uma clínica veterinária em Taubaté.

De acordo com o veterinário, já houve uma melhora nos ferimentos. “O aspecto da ferida já está bem melhor. Se não fizéssemos iria cicatrizar do mesmo jeito, mas demoraria muito mais e não seria tão eficiente como foi”, disse.

A previsão é que o animal seja devolvido à natureza em cerca de uma semana. A soltura será realizada pela Polícia Ambiental e acompanhada por técnicos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e veterinários.

Jaguatirica foi encontrada machucada e foi levada para clínica veterinária. — Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.