Janja revela que posse não terá fogos de artifício e salva de tiros pelas “pessoas com deficiência” e a pedido de protetores

Janja revela que posse não terá fogos de artifício e salva de tiros pelas “pessoas com deficiência” e a pedido de protetores
Janja revelou detalhes da posse. Créditos: Reprodução/YouTube Lula

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, coordenadora do grupo responsável pela cerimônia e festa de posse do presidente eleito Lula (PT), revelou, em coletiva nesta quarta-feira (7), que a solenidade não terá fogos de artifício e a tradicional salva de tiros de canhão.

“Atendemos uma demanda importante da sociedade civil, pensando nas pessoas com deficiência, que têm perturbação por causa do barulho. Além disso, há uma demanda do GT (grupo de trabalho) do meio ambiente, que trata da proteção de animais, para a gente atentar sobre a questão da produção de ruídos”, disse.

Janja explicou que a equipe vai conversar com o cerimonial do Senado, responsável pelo ritual. “Vamos substituir por algo que contemple o que a salva de tiros significa, que são 21 tiros de canhão”.

Ela ressaltou que o protocolo da cerimônia institucional prevê que o presidente que está deixando o cargo passe a faixa para o eleito. Porém, Jair Bolsonaro (PL) já declarou que não vai seguir o rito. “Terão que perguntar ao presidente em exercício. Se ele não entregar a faixa, vamos pensar como fazer”, disse aos jornalistas.

Janja confirma que Lula vai desfilar em carro aberto

Em relação à segurança de Lula, a socióloga destacou que todas as forças estão envolvidas no tema, como Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI). “O trabalho é conjunto. Apenas não vamos revelar de que local o presidente vai sair para desfilar em carro aberto”.

Janja disse, ainda, que a expectativa é pela presença de um público de cerca de 300 mil pessoas na posse do presidente eleito. Já foram convidados, no início desta semana, os chefes de Estado de todos os países que mantêm relações diplomáticas com o Brasil.

Confirmaram presença, por enquanto, os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal, Timor Leste e o rei da Espanha.

Por Lucas Vasques

Fonte: Revista Fórum


Nota do Olhar Animal: Uma excelente providência essa, a da não utilização de fogos ou de tiros de canhão. A repercussão irá influenciar outros eventos pelo país. Porém, outra medida relativa à posse do presidente será importante para os animais envolvidos e terá um forte simbolismo: o USO ou NÃO USO da CAVALARIA. A exploração dos cavalos é um dos grandes problemas que afeta os animais. O mero uso de embocadura (freio ou bridão), tão banalizado, já representa maus-tratos. Como se portará o Cerimonial diante desta questão?

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.