Jason Momoa é criticado por vídeo com urso e PETA pede que ator se recuse a contracenar com animais selvagens

Jason Momoa é criticado por vídeo com urso e PETA pede que ator se recuse a contracenar com animais selvagens

Após compartilhar um vídeo dos bastidores das gravações de See, série original da Apple TV+, onde aparece alimentando um urso domesticado com uma bolacha que estava em sua boca, Jason Momoa recebeu críticas de defensores dos animais.

“Estou curiosa sobre por que estamos aprovando a domesticação de animais selvagens? Por qual motivo este urso foi colocado em uma posição em que precisa ir contra o seu instinto?”, escreveu um seguidor. “Este vídeo é muito adorável, mas até que ponto o urso sofreu para ser domado?”

“Eu estou chocado que isto é permitido. Animais não deveriam ser usados para o entretenimento. Eu me recusaria a estar em um filme como este se fosse você… o pobre animal deveria estar solto. Eu espero que um dia ele surte e ataque todo mundo”, disse outro.

Fotos: Reprodução/Instagram

Além dos comentários negativos de seus seguidores, o astro de Game of Thrones e Aquaman também recebeu críticas de representantes do PETA, uma organização internacional sem fins lucrativos que luta em defesa dos animais. 

Elisa Allen, diretora da ONG no Reino Unido, falou sobre o caso em entrevista para o site LADbible. “Tem sido documentado que esses treinadores frequentemente usam técnicas cruéis como privação de alimentos, espancamento, choques elétricos e prendem os animais em correntes para forçá-los a se apresentar para entretenimento, inclusive em séries televisivas”, disse. 

Ela explicou que animais selvagens são naturalmente perigosos para os seres humanos. “Por isso os treinadores geralmente usam métodos cruéis, para forças os animais para submissão”, contou. “Quando as produtoras tem acesso a imagens de computação gráfica, simplesmente não há desculpa para submeter animais ao risco de se machucar, incluindo o ambiente confuso de um set de gravações.”

Ela argumentou que os sets são estressantes, com luzes fortes e sons “altos e assustadores” para os animais, que são ainda submetidos aos treinamentos, viagens e confinamento para as filmagens. “Nós pedimos que Jason se recuse a trabalhar com animais selvagens novamente”, finalizou.

Em recente entrevista para Ellen DeGeneres, Jason Momoa contou que as cenas com o urso na série são completamente reais. “Não tem computação gráfica nesta cena [de luta com o urso]”, contou. “A manchete seria ótima: ‘Jason Momoa morreu hoje. Ele teve sua cara arrancada por um urso.’ Como? ‘Ele tinha uma bolacha em sua boca'”, brincou. 

O ator e a produtora da série ainda não se pronunciaram sobre o caso. 

Fonte: Exitoína

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.