Jet skis são flagrados fazendo “racha” no santuário dos botos em Laguna, SC

Jet skis são flagrados fazendo “racha” no santuário dos botos em Laguna, SC
Imagens mostram jet skis em alta velocidade no Canal da Barra (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Imagens divulgadas nas redes sociais flagraram jet skis em alta velocidade fazendo manobras numa área de preservação ambiental, considerada o santuário dos botos, em Laguna. Os flagrantes recentes motivaram a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA) a acionar os órgão públicos sobre a prática ilegal que tem ocorrido na cidade.

De acordo com o FLAMA, as imagens registradas recentemente mostram motos aquáticas operando em alta velocidade na região, uma prática que vai contra as normas federais vigentes, especificamente a Lei nº 9.537/97 e o Decreto nº 4.596/98.

As normativas estabelecem que a velocidade de navegação em áreas como o Canal da Barra, onde ocorre pesca com auxílio dos botos, deve ser limitada a no máximo cinco nós (aproximadamente 9,26 km/h), para proteger tanto a fauna local quanto as pessoas que utilizam o espaço aquático.

“A preocupação da FLAMA se fundamenta na preservação dos botos, espécie crucial para o equilíbrio ecológico do santuário e elemento central da pesca artesanal da região. O excesso de velocidade por jet skis não apenas perturba o habitat natural desses animais, mas também representa um risco iminente para a segurança de banhistas e outros usuários da área”, disse o órgão em nota.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Ministério Público Federal e a Marinha do Brasil foram acionados sobre o caso.

Por Fernanda Mueller

Fonte: NSC total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.