Joaquin Phoenix produz documentário sobre ativismo animal

Joaquin Phoenix produz documentário sobre ativismo animal

Joaquin Phoenix, vegano desde os três anos de idade, após ele e seus irmãos terem presenciado “peixes sendo mortos de forma muito violenta e agressiva”, é o produtor executivo de um novo documentário sobre o ativismo pelo direito dos animais. 

Intitulado The Animal People (Pessoas Animais), a obra explora como o governo americano usa leis antiterroristas para perseguir defensores dos direitos dos animais.

O documentário, que teve sua estreia mundial no Austin Film Festival em 26 de outubro, descrito como “um retrato arrepiante do que acontece quando o ativismo confronta instituições de poder”, acompanha seis ativistas representantes do grupo de defesa animal Stop Huntingdon Animal Cruelty (SHAC) que foram vigiados pelo FBI e acusados de terrorismo doméstico por liderarem protestos nos Estados Unidos contra os testes em animais realizados pelo grande laboratório britânico Huntingdon Life Sciences.

Segundo relatado em sua sinopse, “este documentário acompanha a jornada de seis jovens americanos que se viram acusados de terrorismo pelo governo americano por se envolverem em uma campanha de protestos controversa. Percebendo o futuro da organização de movimentos sociais, os ativistas usaram a então jovem internet para ampliar dramaticamente seu impacto enquanto derrubavam de forma metódica os pilares de suporte financeiro que mantinham o laboratório ativo.”

“No entanto, quando cartas e protestos evoluíram rapidamente para vandalismo de ativistas desconhecidos, esta corporação e o governo formaram uma aliança para destruir o grupo. O FBI começou uma campanha de vigilância sem precedentes em preparação para o processo penal.”

“Este filme é muito mais do que apenas um caso isolado”, afirmou Phoenix. “Ele trata de questões fundamentais referentes a liberdade de expressão, mudança social e poder corporativo que nunca foram tão urgentes e relevantes no nosso mundo.”

Tradução de Jéssica Beck 

Fonte: Vegan Food And Living

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.