Joaquin Phoenix vai produzir documentário sobre a capacidade de animais em sentir dor e felicidade: ‘Uma meditação visceral sobre existência’

Joaquin Phoenix tem mostrado cada vez mais a disposição incansável que tem para defender e dar suporte a causas veganas. E recentemente, foi revelado que o astro de Coringa está produzindo um documentário sobre a capacidade dos animais em sentir prazer, felicidade e dor.
O filme, intitulado Gunda, tem direção assinada pelo cineasta russo Victor Kossakovsky, e terá como foco principal examinar o dia-a-dia de uma porca e outros três animais que vivem com ela em uma fazenda: duas vacas e uma galinha com apenas uma pata.
Em entrevista ao Screen Daily, Phoenix contou que a ideia do longa o comoveu muito, e descreveu o documentário como uma “meditação visceral sobre existência”. Para o ator, o objetivo de Gunda é mudar a forma como as pessoas entendem a inteligência animal.
“Gunda apresenta uma perspectiva fascinante sobre a senciência [capacidade dos seres em sentir sensações e sentimentos de forma consciente] dentro das espécies animais que, normalmente – e talvez até propositalmente – ficam escondidas da nossa visão”, acrescentou.
Para Phoenix, esse é “um filme de importância e teor arstístico profundos”.
Após o discurso feito na cerimônia do Oscar 2020, no qual criticou a crueldade humana e o complexo de superioridade que temos em relação aos animais, o astro recebeu ataques de fazendeiros que criam animais para a venda de carne.
Fonte: Rolling Stone