Jornalista cria site para auxiliar adoção de cachorros de rua em São Leopoldo, RS

Jornalista cria site para auxiliar adoção de cachorros de rua em São Leopoldo, RS

A jornalista Sônia Bettinelli, que durante 22 anos trabalhou no Jornal VS, e hoje atua como assessora de imprensa do vereador de São Leopoldo Arthur Schmidt, criou, em parceria com a filha Luiza Bettinelli, um site que atende a quatro ONGs as quais retiram cachorros das ruas da cidade. O ‘Amigo Cãopilé’ foi lançado no mês passado, em agosto, e facilitou, até o momento, a adoção de aproximadamente 100 cães.

Conhecendo a dificuldade das ONGs ‘AmoBichos’, ‘Coração Vira-Lata’, ‘Projeto Amigos dos Animais de Rua’ (Paar) e ‘Projeto Vira-Lata’, todas deste município, a jornalista pediu ajuda da filha de 19 anos para criar uma plataforma que auxiliasse a adoção. Surgiu, então, o ‘Amigo Cãopilé’, que reúne histórias e fotos profissionais dos cães disponíveis para receber um novo lar. “Eles tiveram uma história muito triste antes de chegarem a estas instituições, por isso temos a estratégia de contar um relato positivo sobre cada animalzinho”, destacou Sônia ao Coletiva.net.

O nome do site foi inspirado em como os moradores de São Leopoldo são conhecidos popularmente: ‘capilé’. “Havia uma fábrica de xarope ou refresco na cidade que continha uma substância que fazia a associação a este apelido”, contou ao portal. A essência em questão é de origem portuguesa e se chama capilária. O munícípio foi um dos primeiros a ter uma fábrica gaúcha com este tipo de refrigerante.

Na conversa com a equipe de Coletiva.net, Sônia disse que nesta quarta-feira, 12, o casal de cachorros que está na capa do site (e na foto da matéria), João e Maria, já receberam um lar. “Minha filha queria eles, mas moramos em apartamento e não foi possível”, afirmou, completando: “Mas o site permite também que doações sejam realizadas, abrangendo mais ajuda aos animais, então quem não puder adotar pode auxiliar de outra maneira”.

Outras informações de como adotar os cãezinhos ou ajudar as ONGs estão disponíveis pelo site (https://www.amigocaopile.com). O projeto também divulga as histórias com características dos animais pelo Instagram.

Fonte: Coletiva.Net

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.