Rodrigo Barbosa, Gabriele Martins, 15, Rafaela Oliveira 14, Nathalia Rotondo, 14 e Letícia Brentegani, 15, em ação (foto: Weber Sian / A Cidade)

Jovens criam comedouros públicos para alimentar cães de rua em Ribeirão Preto, SP

O projeto “Bichos Carentes” surgiu depois de os estudantes Rodrigo Barbosa, 19 e Gabriele Martins, 15, assistirem a um vídeo, onde moradores de uma cidade dos Estados Unidos instalaram comedouros públicos para cães de rua. A ideia agradou aos jovens e, após ter sido compartilhada nas redes sociais, despertou o interesse das amigas Rafaela Oliveira 14, Nathalia Rotondo, 14 e Letícia Brentegani, 15.

Em um grupo no aplicativo whatsapp, a ideia foi ganhando força e, hoje, menos de um mês depois, três comedouros já foram instalados em praças de Ribeirão Preto.

“Começamos a nos organizar, fizemos uma página no Facebook e com a ajuda de outras pessoas, conseguimos comprar rações e o material para fazer e instalar os comedouros”, disse Letícia Brentegani.

A ideia deles é ambiciosa. Segundo eles, o plano é colocar um comedouro público em cada bairro da cidade e, se possível, em cada praça. “Nosso sonho é grande, mas queremos instalar um comedouro em cada parte da cidade. Com a página no Facebook, a população ficará sabendo os endereços instalados. Quem quiser ajudar, poderá abastecer a ração sempre que possível”.

Comedouro em uma das praças públicas de Ribeirão Preto. A ideia é colocar um em cada bairro da cidade (foto: Weber Sian / A Cidade)
Comedouro em uma das praças públicas de Ribeirão Preto. A ideia é colocar um em cada bairro da cidade (foto: Weber Sian / A Cidade)

Orgulho  

Para a negociadora Luciana Galine, 41, mãe de uma das adolescentes, é um orgulho muito grande ver jovens tão empenhados em um projeto social.

“A felicidade é enorme. Quando me contaram, eu não pensei duas vezes em abraçar o projeto e sempre faço o possível para ajudar. Recebemos algumas críticas, já escutei de alguns que existem muitas pessoas passando fome e a gente se importando com animais. Mas, se ninguém fizer por eles, eles não conseguem pedir ou arrumar outro jeito de sobreviver. É preciso se importar com os animais, principalmente os de rua”, disse.  (Neto Túbero, com supervisão de José Manuel Lourenço)

Pontos de localização dos comedouros:  

Praça Rita Jucatelli – Avenida Pio XII, Vila Virgínia (zona Oeste).
Praça pública – Rua Gabriel Carraro, Parque dos Servidores (zona Leste).
Praça Coração de Maria  – Rua Martinico Prado, Vila Tibério (zona Oeste)

Serviço 
Doações e contato:
Facebook: Bichos Carentes
Instagram: @tudopelosanimais
Fone: (16) 994407-7498

Fonte: A CIdade ON

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.