Jovens organizam mutirão para alimentar animais de rua em Santarém, PA

Jovens organizam mutirão para alimentar animais de rua em Santarém, PA
Jovens se organizam para alimentar animais de rua em Santarém — Foto: Odilane Pereira/Arquivo Pessoal

Diversos jovens contribuíram, direta ou indiretamente, para uma ação na tarde deste sábado (22), em Santarém, no oeste do Pará, em prol dos animais. Um grupo com 20 pessoas resolveu doar ração para cães e gatos que moram nas ruas. O ponto de encontro foi o Parque da Cidade.

Alguns jovens não puderam ir até o local, mas contribuíram com doação de ração e recipientes. Foram arrecadados aproximadamente 50 kg de ração. Parte dela foi doada ao longo da caminhada e o restante foi guardada para outras ações, que devem continuar ocorrendo.

Em cada parada, um animal faminto e agradecido pela boa ação dos voluntários. “Eles merecem respeito também e o respeito que podemos dar para os animais é alimentar, mesmo que eles não saibam agradecer, mas a gente percebe que eles ficam felizes e que têm sentimentos”, ressaltou a voluntária Jaqueline Pedroso.

A ideia para a ação surgiu a partir de um post no Facebook, em forma de brincadeira, de uma das pessoas que participou, que começou a ser compartilhada.

Animais de rua recebem carinho e alimentos durante ação em Santarém — Foto: Odilane Pereira/Arquivo Pessoal
Animais de rua recebem carinho e alimentos durante ação em Santarém — Foto: Odilane Pereira/Arquivo Pessoal

“Uma das meninas postou no Facebook a ideia de sair para doar ração para os animais. Outra pessoa disse que a ideia era muito legal e começou a compartilhar a mensagem no WhatsApp. Então resolvemos faz uma caminhada para doar ração. Foi algo que aconteceu aleatoriamente e as pessoas foram querendo participar”, contou Nadine Rabelo, que coordenou o mutirão.

O Parque da Cidade foi escolhido devido muitos animais ficarem no entorno do local. “Há uma área suburbana ao redor, onde as pessoas mais abandonam animais”, disse Nadine.

Eles decidiram realizar a ação essa semana. A ideia inicial era dividir o grupo em duas atividades, uma pela manhã, e outra à tarde, mas por conta da chuva, os jovens foram somente no segundo período. Porém, alguns jovens que não puderam comparecer à ação neste sábado (22) querem participar de outras.

Jaqueline Pedroso, que compartilhou a mensagem do Facebook para outras pessoas, mora em Belterra, e vem a Santarém todos os dias. Ela disse que se solidariza por causa da quantidade de animais que são abandonados em Santarém.

“Eu sempre gostei de animais e quando comecei a vir para Santarém, percebi que há muitos cachorros e gatos abandonados. Onde eu estudo, vejo bastante gatos, muitos magros”, relatou.

O objetivo é organizar pontos para manter sempre ração e os animais continuarem indo até eles para se alimentar. Dois veterinários também se solidarizaram com a causa, e pretendem ajudar nas próximas atividades.

Por Jéssica Luz, G1 Santarém — PA

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.