Vieira do Minho TV

Jovens salvam cão com coleira de choques em Vieira do Minho, Portugal

Três jovens salvaram um cão durante uma caminhada à Senhora da Lapa, na freguesia de Soutelo, em Vieira do Minho, no passado domingo. O animal não conseguia alimentar-se nem ingerir líquidos por estar com um açaime colocado e com uma coleira de choques elétricos.

De acordo com a Vieira do Minho TV, os jovens ouviram o animal a latir em sofrimento e foram em seu auxílio. Depois de o encontrarem, visivelmente desnutrido, tiraram-lhe o açaime e a coleira e alimentaram-no com os poucos alimentos que levavam durante a caminhada.

Depois de comer, o cão acabou por fugir.

Estas coleiras de choques elétricos são, usualmente, utilizadas por caçadores para treinos em zonas de monte.

Recorde-se que, desde 2015, que os maus-tratos a animais são crime. A lei prevê que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias” e se cometer atos que resultem na morte do animal ou “afetação grave e permanente” será punido com pena de prisão “até dois anos ou com pena de multa até 240 dias”.

Por Natacha Nunes Costa

Fonte: Notícias ao Minuto / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.