Jumentos que sofreram maus-tratos e seriam abatidos vão à adoção na BA

Jumentos que sofreram maus-tratos e seriam abatidos vão à adoção na BA
Bichos aguardam adoção enquanto são cuidados por voluntários. (Foto: Reprodução/Facebook Frente Nacional de Defesa dos Jumentos)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) estabeleceu um acordo com órgãos públicos e com a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ) para liberar 800 jumentos à adoção. Eles foram encontrados sofrendo maus-tratos na Fazenda Santa Rita em Euclides da Cunha, interior baiano, no final de janeiro. Na ocasião, 200 animais foram achados já mortos por causa de desnutrição e com sinais de mutilações.

A FNDJ é uma entidade formada por várias organizações em prol dos animais, e está com a tutela dos bichos. Na reunião, o MP também decidiu que os animais continuarão na mesma propriedade em Euclides da Cunha até que técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), emitam a GTA, guia que autoriza o transporte e atesta a saúde dos jumentos. Enquanto isso, eles recebem cuidados, alimentos e água dos voluntários da FNDJ.

A organização internacional The Donkey Sanctuary, que está acompanhando o caso, considera encaminhar parte dos animais para reservas ecológicas na Bahia. A adoção dos 800 animais está sob responsabilidade da FNDJ, que está divulgando as informações para o processo em sua página no Facebook. De acordo com a entidade, mais de 30 pessoas já se interessaram pela adoção.

Os jumentos deveriam ficar temporariamente na Fazenda Santa Rita, visto que depois seriam encaminhados para um abatedouro na região. A carne e couro do animal é vendida para a China, onde indústrias transformam em produtos cosméticos. Segundo informações da prefeitura de Euclides da Cunha, contudo, os bichos ficaram mais de 60 dias na propriedade sem os cuidados adequados. O abate de jumentos foi proibido na Bahia em novembro passado, após outras denúncias de maus-tratos no interior baiano.

Vaquinha online

A FNDJ também criou uma vaquinha no portal Catarse para arrecadar fundos e ajudar custear os cuidados com os animais. A meta é conseguir R$ 50 mil. As doações podem ser feitas via cartão de crédito ou boleto bancário e são aceitos quaisquer valores. Até o fechamento deste texto, o valor arrecadado era de R$ 3 mil.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

Fonte: Globo Rural

Jumentos achados sob maus-tratos em fazenda na BA são resgatados por organizações de proteção; local está interditado

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.