Justiça decide que clínica e tutora de cadela morta durante cirurgia deverão ser indenizadas em João Pinheiro, MG

Justiça decide que clínica e tutora de cadela morta durante cirurgia deverão ser indenizadas em João Pinheiro, MG
Cadelinha Mel, de 5 anos, faleceu durante cirurgia de castração em João Pinheiro — Foto: Arquivo pessoal

A Justiça determinou que tanto a tutora quanto a clínica veterinária, envolvidos na morte de uma cadela durante procedimento de castração, deverão ser indenizadas em João Pinheiro. A decisão é em primeira instância e cabe recurso.

O que cada uma alega?

  • A clínica veterinária acionou a tutora na Justiça, pelo fato dela ter feito postagens nas redes sociais expondo a empresa, depois que o pet havia morrido;
  • A morte ocorreu durante um procedimento cirúrgico no local;
  • Depois da postagem, ela alega que perdeu clientes e a empresa teve a imagem lesada;
  • Por outro lado, a tutora acusa a proprietária do local de realizar procedimentos irregulares, por não ter concluído a graduação de médica veterinária;
  • Ela também afirma que sofreu dano psicológico “irreparável”, precisando até receber tratamento psiquiátrico.

Decisão

Diante das alegações, a Justiça, através do juiz Hugo Silva Oliveira, decidiu que os dois lados seriam indenizados:

  • A tutora deverá indenizar a clínica em R$ 5 mil por danos morais relacionados à exposição da empresa nas redes sociais.
  • A clínica deverá pagar R$ 10 mil para a tutora pelos danos causados a ela. O juiz entendeu que houve o exercício irregular da profissão por parte da proprietária.
  • Ainda entende que “a clínica não fazia prontuário ou ficha anestésica dos animais atendidos, alegação também não impugnada, o que demonstra lacunas nas atividades ali realizadas”.

Relembre o caso

A cachorra Mel foi buscada em casa para que fosse realizado um procedimento de castração. A tutora já era cliente da clínica envolvida no caso.

Conforme a clínica e a tutora, em um primeiro momento os exames de Mel apontaram que ela estava saudável, o que possibilitou a realização da cirurgia.

No entanto, após receber uma dose da anestesia, a cadela começou a passar mal e teve uma parada cardiorrespiratória. As funcionárias da clínica tentaram reanimá-la, mas ela não resistiu e morreu no local.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.