Justiça determina afastamento de dois servidores da Prefeitura de Capela de Santana (RS) investigados por maus-tratos a animais

Justiça determina afastamento de dois servidores da Prefeitura de Capela de Santana (RS) investigados por maus-tratos a animais
Cães aparecem dentro de ônibus da Prefeitura de Capela de Santana — Foto: Reprodução / RBS TV

A Justiça determinou, na sexta-feira (4), o afastamento de dois servidores da Prefeitura de Capela de Santana, a 48 km de Porto Alegre, investigados por maus-tratos a animais. Segundo o Ministério Público (MP), os dois homens abandonaram três cachorros utilizando um veículo do município.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Capela de Santana e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Em comunicados divulgados à imprensa (veja abaixo), tanto o Tribunal de Justiça (TJ) quanto o MP afirmaram que os servidores afastados são secretários municipais.

Na decisão, o juiz Diogo Bononi Freitas, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Portão, diz que a suspensão das funções públicas dos investigados se dá “por conveniência da investigação e da instrução criminal, bem como para evitar a reiteração delitiva”.

VÍDEO: Polícia indicia servidores da Prefeitura de Capela de Santana por maus-tratos a animais

Relembre o caso

Conforme a Polícia Civil, os cães Bernardão, Quinha e Chocolate desapareceram no final de setembro de 2021 do pátio da prefeitura. Logo após o desaparecimento, o delegado Alexandre Quintão começou a investigar o caso.

“Nós tomamos conhecimento do sumiço desses cachorros e imediatamente começamos as diligências. O que foi fundamental foram as imagens que conseguimos levantar. Foi a partir dessas imagens que a gente descobriu que um ônibus da secretaria de saúde teria feito o transporte desses cachorros”, disse na época.

A polícia suspeitou que os animais tivessem sido deixados em São Sebastião do Caí, no limite com Montenegro, a cerca de 20 km de Capela de Santana.

Os servidores respondem em liberdade e optaram por permanecer em silêncio no depoimento à polícia. Os animais foram adotados e passam bem.

Cachorros foram adotados e passam bem — Foto: Reprodução / RBS TV
Cachorros foram adotados e passam bem — Foto: Reprodução / RBS TV

Nota do TJ:

“Diante da representação do Ministério Público, foi deferida pelo juízo da 2ª Vara Judicial da Comarca de Portão a aplicação de medida cautelar consistente na suspensão do exercício de função pública em desfavor dos secretários municipais do Município de Capela de Santana a quem se atribui a suposta prática de maus-tratos contra três cães que viviam junto à Prefeitura de Capela de Santana, abandonando-os em cidade diversa da sede administrativa e utilizando, para tanto, veículo oficial”.

Nota do MP:

“Como medida cautelar diversa da prisão, o Ministério Público pediu, e a Justiça deferiu, o afastamento de dois secretários municipais que participaram ativamente do crime de maus tratos de cães. Ambos responsáveis por pegar veículo municipal, colocar os cachorros dentro e descartar na cidade vizinha.”

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.