Justiça determina que 130 animais sejam devolvidos para canil em Santo Antônio de Posse, SP

Justiça determina que 130 animais sejam devolvidos para canil em Santo Antônio de Posse, SP
Animais foram resgatados em chácara de Santo Antônio de Posse, SP (Fotos: Reprodução / EPTV)

A Justiça determinou que os 130 cães resgatados em uma chácara em Santo Antônio de Posse (SP) em novembro retornem ao canil. Com a decisão, as três organizações não-governamentais (ONGs) de Campinas (SP) que participaram da remoção dos animais do local têm 72 horas para devolvê-los.

Na época, guardas municipais foram até o imóvel com voluntárias das ONGs e constataram que a maioria dos cães estava com ferimentos e infestada de parasitas. A denúncia surgiu após uma pessoa comprar um cachorro doente.

Os animais foram levados nos carros das voluntárias para exames em clínicas veterinárias e ganharam lares temporários. As ONGs chegaram inclusive à fazer uma campanha de adoção.

Liminar

Após a retirada dos animais, o proprietário da chácara entrou com uma ação na Justiça alegando que a decisão violava seus direitos, já que não foi comprovado que eles sofriam maus-tratos.

A Justiça entendeu que diante das razões apresentadas pelo proprietário do canil e de acordo com a documentação apresentada, os animais deveriam ser devolvidos para o local.

Segundo a advogada das ONGs, apenas a Amor de Bicho foi notificada da decisão da Justiça, que já venceu.

Além disso, ela disse que não havia confirmação se a Focinho Abandonado e Anjos de Rua tinham sido notificadas.

Cão cego de um olho encontrado em chácara em Santo Antônio da Posse
Cão cego de um olho encontrado em chácara em Santo Antônio da Posse

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.