Justiça determina que Prefeitura de Muitos Capões (RS) recolha cães de rua

Justiça determina que Prefeitura de Muitos Capões (RS) recolha cães de rua

Prefeitura de Muitos Capões tem 60 dias para recolhimento, mas irá recorrer. MP diz que animais estão machucados e doentes; já o prefeito nega.

A Justiça determinou que a Prefeitura de Muitos Capões, cidade dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, preste atendimento aos animais de rua, especialmente cães. A Prefeitura tem um prazo de 60 dias, após a notificação, para recolher os bichos que estão machucados e doentes, dando-lhes os cuidados básicos necessários iniciais. Ao G1, o prefeito Ari Antônio Ziliotto disse que irá recorrer.

A liminar foi deferida pela Juíza Carina Falcão, de Vacaria, na mesma região, atendendo a um pedido do Ministério Público da cidade, que ajuizou uma ação civil pública contra o município de Muitos Capões. A Prefeitura já foi notificada por um oficial de justiça.

No pedido, o promotor de justiça Luís Augusto Gonçalves Costa diz que o MP já havia tentado “sensibilizar o Poder Público Municipal de Muitos Capões que essa era uma situação não só de proteção dos animais, mas de saúde pública, pois inúmeros cães estão doentes”. Segundo o autor da ação, não houve iniciativa do prefeito. 

O prefeito, no entanto, nega. Ari Antônio Ziliotto afirmou ao G1 que há “pouquíssimos” animais em situação de rua, mas não detalhou em números. Ele acrescentou que a Assessoria Jurídica do município já está preparando recurso.

“É uma cidade pequena, tem 3 mil habitantes aqui. Todo mundo conhece todo mundo. A gente sabe quem são os cachorros, de quem são. Não são cachorros abandonados, são cachorros soltos, que não ficam dentro do pátio, mas que à noite voltam para casa”, sustentou o prefeito. “Não chega a 5% o número de cachorros nas ruas de Muitos Capões”, acrescentou.

Ziliotto destacou ainda que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente é responsável por uma campanha contra o abandono de animais, iniciada no final do ano passado. “Outros municípios têm muito mais cachorros abandonados nas ruas. Alguns abandonam eles aqui na cidade. Mas a realidade de Muitos Capões não é essa que foi colocada na liminar”, frisou o prefeito.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.