Lagartos australianos conhecidos como ‘dragões-barbudos’ são encontrados pela polícia durante operação no RS

Lagartos australianos conhecidos como ‘dragões-barbudos’ são encontrados pela polícia durante operação no RS
Dragões-barbudos são espécies típicas da Austrália e têm, em média 20 cm. — Foto: Ibama/Divulgação

Três lagartos da espécie Pogona vitticeps, conhecidos como dragões-barbudos, foram apreendidos, nesta terça-feira (18), em Canoas, na Região Metropolitana, durante um operação da Polícia Civil que buscava animais mantidos em cativeiro. Além dos lagartos, foram encontrados aves e coelhos que supostamente passavam por maus-tratos.

Um homem de 60 anos, que não foi identificado, assinou termo circunstanciado e deve responder por abuso ou maus-tratos de animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. A pena para o crime é de detenção de três meses a um ano e multa.

Os três lagartos foram entregues ao Ibama, em Porto Alegre, onde passam por cuidados. De acordo com Paulo Wagner, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do órgão, os animais estavam “bem debilitados” e precisaram ser aclimatados em um ambiente especial.

“Está muito frio hoje, e são animais de clima tropical. Colocamos em uma caixa com serragem, para tentar controlar a temperatura deles. Também não sabemos como era feita a alimentação deles. Primeira coisa foi tentar melhorar a condição de sobrevivência deles, porque correm risco de óbito”, diz.

Os dragões-barbudos são espécies típicas da Austrália e têm, em média 20 cm, Eles se alimentam, normalmente, de insetos. A comercialização deste animal no Brasil é ilegal.

Fonte: G1