Laudo aponta que cadela e gata achadas abandonadas em casa sofreram maus-tratos, em Itapetininga, SP

Laudo aponta que cadela e gata achadas abandonadas em casa sofreram maus-tratos, em Itapetininga, SP
Cadela e gata foram resgatadas de casa com sujeira em Itapetininga — Foto: TV TEM/Reprodução

O laudo veterinário constatou nesta terça-feira (28) que a cadela e a gata resgatadas de uma casa com sujeira, em Itapetininga (SP), sofreram maus-tratos.

A União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) recebeu a denúncia de moradores e, junto com a polícia, foi até a casa que fica na área central da cidade no fim de semana.

Vídeo: Laudo veterinário aponta maus-tratos a cadela e gata abandonadas em casa com sujeira.

Ao chegarem, os agentes da ONG encontraram mato alto do lado de fora do imóvel. Dentro havia lixo acumulado, além de sacolas, garrafas plásticas, papel.

Os agentes encontraram a cachorra acuada em um canto de um cômodo, com fome e sede. Horas depois a gata também foi resgatada e o morador não foi encontrado.

Cadela e gata estão sendo cuidadas na ONG Uipa, de Itapetininga. — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo a Uipa, o que chamou a atenção é que o animal parecia ser adestrado porque atendia a comandos em inglês.

Os dois animais passaram por exames, que constataram os maus-tratos. A cachorra apresentou anemia fosfatase alcalina, que está relacionada à função renal e hepática, caracterizadas por desnutrição e fome severa.

Na gata foi constatada otite, causada por sarna, além de lesões. Os animais seguem em tratamento na Uipa.

A polícia informou que vizinhos disseram que o morador da casa não é visto no bairro desde o fim do ano passado, mas que quando estava na casa, cuidava bem dos animais.

A Vigilância Sanitária foi informada sobre o caso para tomar providências em relação à sujeira do local. O caso foi registrado na Polícia Civil pela prática de abuso a animais. O morador não foi encontrado.

Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informou que os setores de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores e Zoonoses estão à disposição para averiguar as condições do local quando receberem as informações.

Agentes de ONG encontraram mato alto em casa onde cadela e gata foram resgatadas em Itapetininga. — Foto: TV TEM/Reprodução

Crime de maus-tratos

Maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos é crime. A lei federal prevê prisão de três meses a um ano, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.

Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar, pelo telefone 190 , ou na sede da Polícia Militar Ambiental. Em São Paulo, também dá para fazer denúncia pela internet pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.