Laudo indica que filhotes de cachorro morreram por calor extremo em Teresina (PI); mulher é indiciada

Laudo indica que filhotes de cachorro morreram por calor extremo em Teresina (PI); mulher é indiciada
Suspeita de matar filhotes de cachorro passou animais mortos por debaixo da porta da casa, em Teresina. — Foto: Arquivo pessoal

O laudo cadavérico sobre a morte de sete filhotes de cachorro indicou que os animais morreram por calor extremo, após ficarem por várias horas expostos ao sol em Teresina, no dia 21 de outubro. O caso foi concluído nesta quarta-feira (18) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente decidiu indiciar a suspeita do crime, tutora dos animais, pela morte dos filhotes.

“O laudo cadavérico elaborado pelos veterinários do Centro de Zoonoses de Teresina apontou como causa da morte o colapso cardiorrespiratório, associado Às lesões macroscópicas (lesão corporal provocada por agente físico (calor), evidenciado pela presença de bolhas eritrematosas rompidas, na epiderme). Assim, a equipe de peritos veterinários sugeriu como causa da morte base do óbito a hipertermia por calor externo”, informou a Polícia Civil.

O crime
 
A mulher foi indiciada por deixar sete filhotes de cachorro recém-nascidos separados da mãe e expostos ao sol no quintal de sua casa até que morressem. No total, sete animais morreram. O caso foi denunciado por vizinhos e flagrado pela Guarda Municipal e Polícia Ambiental, que foram ao local.

A mulher foi presa preventivamente no dia 9 de novembro. Segundo a delegada Edenilza Viana, que pediu o mandado, a prisão foi solicitada porque a mulher não estaria colaborando com a investigação e havia risco de crime semelhante ocorrer novamente.

Mulher é investigada suspeita de matar filhotes de cachorro em Teresina. — Foto: Lar do Nando

No dia do flagrante, na casa havia ainda duas cadelas adultas, uma delas mãe dos filhotes, e um filhote que sobreviveu. Todos foram levados a um abrigo. A outra cadela que estava prenhe deu à luz seis filhotes no abrigo. Agora as duas cuidam juntas da ninhada (veja vídeo abaixo).
 
Vídeo: Cadelas resgatadas de maus-tratos cuidam juntas de ninhada; uma delas teve filhotes mortos.

Por Maria Romero

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.