Leão chamado Simba foi tirado do criador excêntrico ‘Joe Exotic’

Leão chamado Simba foi tirado do criador excêntrico ‘Joe Exotic’
Leões resgatados das más condições de criação e manutenção, na Romênia, chegam ao FELIDA Big Cat Sanctuary, na Holanda, em outubro de 2021. CAPTURA DE TELA DO VÍDEO / FOUR PAWS / ZENGER

O rei da selva pode rugir novamente. Sete leões foram resgatados do criador romeno “Joe Exotic”, incluindo Simba, de 3 anos, que ganhou as manchetes globais quando foi forçado a atuar em um videoclipe em más condições físicas.

A organização global de bem-estar animal Four Paws efetuou o resgate em 29 de setembro.

Os grandes felinos, três fêmeas e quatro machos, chegaram ao FELIDA Big Cat Sanctuary , na Holanda, no dia 4 de outubro. Lá, eles serão tratados e castrados.

A Four Paws argumentou que os leões eram mantidos em condições perigosas em um centro de criação em Picior de Munte, a 80 quilômetros de Bucareste, capital. O proprietário anterior não foi identificado.

O resgate foi complicado, pelo fato de que todos, exceto dois dos leões, eram mantidos no mesmo recinto inseguro.

“Nossa equipe de veterinários teve que colocar vários leões sob anestesia e ao mesmo tempo a fim de retirá-los”, disse Ioana Gabriela Dungler, diretora do Departamento de Animais Selvagens da Four Paws.

“O proprietário anterior mantinha e criava leões na sua propriedade privada legalmente, mas também estava envolvido no comércio ilegal e em maus-tratos para produções de entretenimento. Como o proprietário recusou-se a se separar dos pais dos sete leões resgatados, junto com um filhote recém-nascido, eles tiveram que ficar para trás”, disse a organização.

Apenas dois dos leões, Elsa e Simba, têm nomes. Dungler espera que os apoiadores ajudem a escolher o restante.

Condições difíceis

“As condições que encontramos eram desafiadoras até mesmo para nossa experiente equipe de resgate, e exigiram medidas de segurança máxima. Desde que animais selvagens perigosos, como grandes felinos, são mantidos em gaiolas inadequadas protegidas apenas por uma cerca questionável, a situação de segurança permanece preocupante”, disse Dungler.

Embora o proprietário já tivesse concordado com a contracepção permanente para os leões que ficaram para trás, ele mudou de ideia durante a missão, e a Four Paws não teve permissão para tratar o leão macho.

“A leoa recebeu anticoncepcional, no local, para interromper temporariamente a reprodução, o que permitiu que a Four Paws continuasse as negociações com o proprietário para encerrar a manutenção inadequada para sempre e entregar os últimos leões da espécie aos cuidados apropriados”, disse a Four Paws.

Simba, o leão resgatado de condições negligentes na Romênia, chegou ao FELIDA Big Cat Sanctuary, na Holanda, em outubro. FOUR PAWS, BOGDAN BARAGHIN / ZENGER
Simba, o leão resgatado de condições negligentes na Romênia, chegou ao FELIDA Big Cat Sanctuary, na Holanda, em outubro. FOUR PAWS, BOGDAN BARAGHIN / ZENGER

O objetivo do resgate no longo prazo é “levar os cinco leões mais novos para o LIONSROCK Big Cat Sanctuary, na África do Sul, o mais rápido possível, onde eles poderão continuar a viver em grupo num ambiente espaçoso.”

A história de Simba

Simba foi notícia em 2020, quando foi usado em “um videoclipe de um músico romeno, visivelmente em más condições e com vários ferimentos durante a exibição”. Isso levou a um protesto público, que resultou na apreensão de Simba pelas autoridades, que mais tarde foi devolvido ao seu dono, pois ele tinha licença para criar leões.

A Four Paws resgatou sete dos nove leões em condições de maus-tratos, em um centro de mantenedores privados em Picior de Munte, Romênia. Cinco serão enviados para um santuário na África do Sul. FOUR PAWS, BOGDAN BARAGHIN / ZENGER
A Four Paws resgatou sete dos nove leões em condições de maus-tratos, em um centro de mantenedores privados em Picior de Munte, Romênia. Cinco serão enviados para um santuário na África do Sul. FOUR PAWS, BOGDAN BARAGHIN / ZENGER

“Simba não pode juntar-se aos outros leões porque seu pai o rejeitou, e ele foi mantido sozinho em um pequeno recinto. A Romênia proibiu a criação de grandes felinos e outras espécies de animais selvagens em circos em 2017 e a manutenção privada só é permitida com uma autorização especial “, disse Dungler.

“Simba é um triste exemplo de milhares de animais selvagens que são explorados e maltratados para o comércio, como entretenimento, na UE e fora dela. Ele agora precisará de cuidados especiais por toda a vida.

“A Romênia deu passos importantes ao regulamentar a guarda de grandes felinos, mas enquanto os animais estiverem sofrendo e as pessoas privadas tiverem autorização para mantê-los e explorá-los em condições inadequadas, haverá mais trabalho a ser feito.”

Missão da Four Paws

O FELIDA Big Cat Sanctuary é um dos vários santuários da Four Paws em todo o mundo para animais selvagens resgatados. Funciona como um centro de cuidados especiais para grandes felinos traumatizados física e mentalmente.

A Four Paws resgatou sete dos nove leões de más condições em Picior de Munte, Romênia, no final de setembro. FOUR PAWS, BOGDAN BARAGHIN / ZENGER
A Four Paws resgatou sete dos nove leões de más condições em Picior de Munte, Romênia, no final de setembro. FOUR PAWS, BOGDAN BARAGHIN / ZENGER

“Os grandes felinos que se recuperam das agruras do passado podem ser transferidos para o LIONSROCK Big Cat Sanctuary, na África do Sul. Os animais que necessitam de cuidados intensivos e especiais ao longo da vida ficarão no FELIDA. “

O verdadeiro Joe Exotic, também conhecido como Joseph Allen Maldonado-Passage, afirmava ser o criador de tigres mais prolífico nos Estados Unidos e um dos maiores especialistas do mundo em cuidados de grandes felinos. Ele cumpre pena de 22 anos de prisão após de ser considerado culpado de contratar assassinos e de maus-tratos de animais.

A Netflix anunciou que o programa de TV Joe Exotic retornará à segunda temporada em 17 de novembro.

Por Joseph Golder / Tradução de Aline Amorim

Fonte: Newsweek

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.