Leão e tigre explorados para procriação são resgatados juntos de zoológico

Por Zainab Akande / Tradução de Michael Perone
Cameron, um leão, e Zabu, sua tigresa, não conseguem se separar nem um pouquinho.
Afinal, Cameron é um leão que perdeu sua juba, e Zabu é uma tigresa branca. Eles são um casal muito peculiar residente do Big Cat Rescue e sua história de amor é impressionante.
Atualmente, eles vivem juntos em um recinto imenso feito exclusivamente para eles no centro de recuperação localizado na Flórida, EUA. Mas nem sempre foi dessa forma.
Cameron e Zabu nasceram em um zoológico de beira de estrada na Nova Inglaterra em 2000, destinados para um único propósito – para um dia se reproduzirem, na esperança de produzir ligres, de acordo com o grupo de resgate. Em 2004, o casal foi resgatado do zoológico.
Cameron estava cerca de 90 kg abaixo do peso ideal para um leão de seu tamanho e de sua idade.
Zabu, uma mistura de tigre Siberiano e tigre de Bengala, teve uma falha genética devido à procriação – ela tinha o lábio superior encurtado, o que deixava seus dentes expostos e vulneráveis.
Entretanto, nas mãos do grupo de resgate, ambos os animais estavam finalmente a salvo de qualquer outro maltrato ou exploração.
Ainda mais importante, o grupo viu o quão ligado era o casal e soube que eles tinham que ser mantidos juntos.
“Quando Zabu e Cameron foram resgatados, nós construímos um imenso recinto natural para que os dois pudessem compartilhar já que existe uma grande ligação entre eles,” relata o grupo. Cameron passou por uma vasectomia. Entretanto, quando Zabu começou a entrar no cio, Cameron se tornou bastante possessivo em relação a ela e agressivo em relação aos cuidadores do centro de resgate. Posteriormente, Zabu foi castrada, o que pareceu funcionar por poucos anos, até que Cameron mais uma vez começou a mostrar comportamento possessivo e agressivo.
“Em virtude do comportamento de Cameron ser causado pela testosterona, nós só tínhamos duas escolhas: separá-lo da Zebu para sempre ou castrá-lo,” relata o centro de resgate. “A decisão foi fácil.“
Após a castração de Cameron, ele perdeu sua gloriosa juba, mas esse foi um preço pequeno a pagar para mantê-lo feliz e perto de sua (muito exigente) esposa.
“Enquanto Cameron tenta dormir durante a maior parte do dia (da mesma forma que leões fazem no mundo selvagem), Zabu é extremamente ativa e está sempre atiçando-o para brincar,” escreve o centro de resgate.
Mas parece Cameron é capaz de manter a sua tigresa favorita e melhor amiga muito contente enchendo-a de lambidas, aconchegos e carícias afetuosas. Mesmo depois de todo esse tempo, a relação deles manteve-se forte.
MAIS NOTICIAS
{module [427]}
{module [425]}