Leão exibido em vídeos no TikTok é resgatado sem garras e caninos

Leão exibido em vídeos no TikTok é resgatado sem garras e caninos
Leão exibido em vídeos no TikTok é resgatado sem garras e caninos.

Autoridades do governo do Camboja resgataram um leão em condições de maus-tratos na cidade de Phnom Penh, capital do país. O animal havia ficado no radar da mídia e do governo cambojano após viralizar nas redes de vídeos curtos TikTok. 

O leão estava sob a posse de um cidadão chinês radicado no Camboja, que criava o animal ilegalmente em sua residência na capital Phnom Penh. Nos vídeos, era possível ver que o leão estava sem garras e caninos para ser mais ‘dócil’ para a vida de pet, totalmente inadequada para um felino deste porte.

A descoberta da residência do leão foi feita através de uma investigação de Open Source. Um usuário do Twitter descobriu imagens aéreas de Phnom Penh. Em uma residência de alto padrão no bairro de Boeung Keng Kang, ele percebeu que havia um animal de grande porte de cor branca. Então, enviou as imagens ao Departamento de Meio Ambiente do governo cambojano e uma operação policial foi deflagrada.

Segundo a ONG Wildlife Alliance, que participou do resgate do leão, ele estava sem dentes e sem as garras. “A residência é inapropriada para a vida de um animal selvagem. Além disso, os caninos e as unhas do animal foram removidas, o que reduz drasticamente a qualidade de vida de um leão”, disse ao The Guardian.

“As autoridades do Camboja começaram a investigar esse leão desde que o vimos no TikTok no fim do mês de abril. As pessoas não tem direito de ter animais selvagens como animais”, afirmou o Ministro do Meio Ambiente Neth Pheaktra em entrevista coletiva.

Fonte: Hypeness

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.