Leão-marinho é encontrado morto em praia de Barra Velha, SC

Leão-marinho é encontrado morto em praia de Barra Velha, SC
Leão-marinho foi encontrado na Praia da Península, em Barra Velha, SC — Foto: Divulgação

Um leão-marinho-do-Sul foi encontrado morto na Praia da Península, em Barra Velha, no Litoral Norte. O animal era um macho adulto e pesava cerca de 300 quilos. Conforme o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), os dentes desgastados sugerem que ele tinha avançada e, a espessura da camada de gordura e o aspecto físico revelaram a magreza do mamífero. Os resultados da necropsia indicam morte por causa natural, possivelmente causada por uma pneumonia.

O leão-marinho foi encontrado na manhã de quinta-feira (12) e levado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que faz parte das atividades desenvolvidas pelo PMP-BS. No animal não havia sinais de afogamento e nem de agressão. A análise indicou ainda que ele não estava se alimentando, porque o estômago e o intestino estavam vazios.

Dentes desgastados sugerem que leão-marinho encontrado em Barra Velha, SC, tinha avançada. — Foto: Divulgação

O animal

O leão-marinho é encontrado na região costeira da América do Sul, com colônias na costa do Uruguai, Argentina e nas Ilhas Malvinas. Em Santa Catarina, a presença dessa espécie é sazonal, ocorrendo principalmente durante o inverno e em locais rochosos. O mamífero é um predador de topo de cadeia e a tendência é que permaneça em ambientes com grande produtividade pesqueira.

Os machos adultos são maiores do que as fêmeas, podendo chegar a 2,6 metros de comprimento e pesar até 350 quilos. As fêmeas podem atingir 2 metros de comprimento e pesar cerca de 144 quilos. A espécie esteve ameaçada de extinção, mas devido a políticas de proteção, atualmente a população está estabilizada dentro dos padrões de normalidade.

Leão-marinho encontrado em Barra Velha, SC, foi levado para Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali. — Foto: Divulgação

0800

Quem avistar aves, tartarugas ou mamíferos marinhos mortos ou debilitados na praia deve acionar a equipe do PMP-BS pelo 0800 642 3341. A ligação é gratuita e o telefone funciona diariamente das 8h às 17h30min. É preciso informar o local de encalhe do animal e um ponto de referência.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.