Leão-marinho ferido mobiliza equipe de resgate, mas morre em praia de SC

Leão-marinho ferido mobiliza equipe de resgate, mas morre em praia de SC
Leão-marinho não resistiu e morreu na orla da praia — Foto: Educamar/ Divulgação

Um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) foi encontrado ferido e debilitado na orla da praia de Balneário Rincão, no litoral sul de Santa Catarina, na sexta-feira (1º). Apesar da tentativa de resgate, o animal não resistiu e morreu no local.

A Instituição Educamar, que realiza pesquisas e faz monitoramento costeiro no Sul catarinense, foi acionada pelos bombeiros, que viram o leão-marinho na faixa de areia. O animal já era considerado adulto, segundo análise dos veterinários.

“O animal, quando chegou na orla do Município de Balneário Rincão, encontrava-se muito magro, impossibilitando assim ser translocado para alguma base de estabilização, não resistindo e vindo a óbito”, informou a presidente da instituição, Suelen Santos.

De acordo com Santos, a carcaça foi disponibilizada ao Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, que fará a necropsia para identificar a causa da morte. “Pode pode ter sido pela grande perda energética e também por causas naturais”, antecipa a presidente.

Animal estava com ferimentos pelo corpo — Foto: Educamar/ Divulgação
Animal estava com ferimentos pelo corpo — Foto: Educamar/ Divulgação

Suelen Santos explica que a espécie possui colônias reprodutivas no Uruguai e na Argentina e buscam a região catarinense para descansar, com mais frequência entre os meses de junho e novembro.

Por Sofia Mayer

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.