Leão que fugiu de parque na África do Sul é encontrado e passa a noite em cela policial

Leão que fugiu de parque na África do Sul é encontrado e passa a noite em cela policial
Leão que escapou de parque nacional na África do Sul é reencontrado a 120 km de distância. — Foto: Reprodução/Twitter SANParks

Um leão que fugiu de um parque nacional na África do Sul há quase um mês foi encontrado em uma fazenda na noite desta quarta-feira (13). Depois de ser resgatado, a 120 km de distância de onde escapou, o animal passou a noite em uma cela de uma delegacia da região.

“Ele parece muito saudável”, informou Nico van der Walt, gerente do Parque Nacional Karoo, na manhã desta quinta-feira (14), quando estava prevista a transferência do animal.

Desde que o leão escapou, em 15 de fevereiro, uma equipe de recaptura foi montada para tentar encontrá-lo. Eles passaram noites na savana, às vezes enfrentando chuvas fortes, para tentar trazê-lo de volta.

De acordo com Van der Walt, os rastreadores detectaram pegadas recém deixadas e as seguiram até encontrar com o leão. “Um helicóptero foi despachado e o animal foi capturado [com um dardo] com sucesso nas montanhas aproximadamente às 18h”, disse.

No Twitter, o lugar onde o leão passou a noite chamou atenção. Usuários fizeram brincadeiras sobre a situação e levantaram a possibilidade de o animal ter que prestar depoimento.

Os leões são uma espécie em risco e estima-se que sua população mundial, que em 1800 era de aproximadamente 1,2 milhão de exemplares, tenha sofrido uma queda de 98%.

Na África do Sul, a população de leões cresce lentamente graças às reservas naturais nacionais e privadas. Mas, é uma exceção, já que no resto do mundo os números retrocedem.

Por outro lado, a criação em cativeiro de felinos selvagens é uma criticada por alguns grupos, que dizem que a África do Sul está encorajando a expansão de um mercado de entretenimento explorando os animais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.