Legislativo debate como diminuir número de animais abandonados em Londrina, PR

Por Pauline Almeida

O cuidado com os animais abandonados é o tema de uma reunião marcada para esta segunda-feira (1º), às 18h, na Câmara Municipal de Londrina. A intenção é discutir as ideias da administração municipal para um programa de castração e como a legislação pode ser usada para diminuir a proliferação de cães e gatos nas ruas.

A vereadora Sandra Graça (SDD) foi a responsável por convocar a reunião, após ser procurada por moradores de Londrina que têm ideias para o problema dos animais abandonados. Foram convidados para o debate membros da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e de ongs que trabalham com os direitos dos animais.

“Vamos discutir com os segmentos qual a melhor alternativa, eu fiquei de pesquisar a legislação existente sobre castração de animais. Vamos debater com a prefeitura, que já está pensando em uma medida diferenciada de castração gratuita, que deve começar a trabalhar com isso no próximo mês”, comentou.

O município possui um projeto de castração, vermifugação, vacinação e identificação eletrônica de 2 mil animais em avaliação pela Procuradoria Jurídica. A ideia é propiciar o benefício a cidadãos que possuam o cartão do programa Bolsa Família, identificados como guardiões e cães e gatos.

O município prevê credenciamento de clínicas e hospitais universitários para fazer a castração e a implantação de chip. O programa será detalhado na reunião desta segunda-feira, às 18h, na Câmara de Londrina.

Fonte: O Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.