Lei municipal proíbe fogos de artifício em Cosmópolis, SP

Lei municipal proíbe fogos de artifício em Cosmópolis, SP

A virada de ano está chegando, e os fogos de artifício se tornaram símbolo dessa data. Porém, o barulho causa estresse e em casos extremos até a morte de animais. Por conta disso, a Lei Municipal número 3.857/2017 em Cosmópolis, proíbe a queima de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com barulho no município.

Em todo o Estado de São Paulo, desde julho deste ano, é proibido por força de Lei a queima de fogos que possuem estampido, ou seja, que produzem barulhos ao serem lançados ao céu. Além do problema causados contra animais, idosos e autistas sofrem muito nesta época do ano, como mostram estudos da Universidade de São Paulo (USP).

A Lei Estadual é de autoria de dois deputados, Bruno Ganem (Podemos) e Maria Lúcia Amary (PSDB), que dizem se preocupar com a situação de animais, idosos e autistas em todas as épocas do ano.

O deputado Bruno Ganem falou sobre a proposta. “Ela visa modernizar uma indústria. O estampido causa um sofrimento muito grande aos autistas e aos animais, não podemos aceitar”, disse.

Ganem comentou ainda sobre alternativas aos fogos tradicionais. “É um debate de anos e [a queima de fogos] pode ser substituída por outros divertimentos e por fogos sem estampido, a lei permite isso”, afirmou.

Para a deputada Maria Lúcia Amary, a nova lei “tem alcance social, alcance de saúde e também da causa animal, e que a retirada do estampido dos fogos não tira a beleza na hora da comemoração”.

Uma iniciativa no Instagram “Poste a sua razão para NÃO soltar fogos de artifício”, repostada por mais de 614 mil usuários nas redes sociais tenta conscientizar as pessoas para que não soltem fogos de artifício com ruídos durante as comemorações de Ano Novo.

Vitória Idalgo, estudante de Medicina Veterinária, conta um pouco sobre os mau que o barulho pode causar nos animais. “Muitos cachorros ficam assustados, alguns cães epiléticos podem ter convulsões. E quando o animal é preso em um ambiente com porta ou janela de vidro, ao tentar escapar, o animal pode acabar se ferindo por medo…” conclui a estudante.

Casos

Um cachorro morreu ao ficar gravemente ferido, em Jaciara (MT). O cachorro, da raça border collie, estava no quintal e pulou a janela para entrar na casa ao ouvir o barulho dos fogos de artifício. Ele se machucou com o vidro da janela, teve hemorragia e morreu.

Quando Maiki Aperecido Rodrigues de Souza chegou em casa, se deparou com uma cena de terror. Thois, seu cachorro de quatro anos, estava com cortes profundos e hemorragia.

Lei municipal proíbe fogos de artifício em Cosmópolis

Estudo mostra poluição em queima de fogos

Um estudo realizado na Índia analisou a poluição atmosférica causada pela queima de fogos de artifício. De acordo com o estudo, a atividade pode causar uma contaminação do ar intensa a curto prazo. No estudo, a concentração de contaminantes atmosféricos como SPM (partículas em suspensão) foi monitorada durante seis dias consecutivos em Salkia, uma zona densamente povoada, perto de Calcutá, na Índia. Os resultados mostraram que, após a finalização da queima dos fogos de artifício o nível de partículas foi de até 7,16% maior para determinado poluente.

Segundo o estudo, esse e outros aumentos de outros tipos de poluentes emitidos pela queima de fogos de artifício tem significativo impacto sobre a saúde dos habitantes da região. Por meio de uma simulação, o índice de risco relativo de mortalidade e morbidade nos indivíduos expostos foi alto. E a conclusão mostrou que, para diminuir os riscos de prejuízo à saúde humana, é necessário haver controle sobre a prática da queima de fogos de artifício.

Por Vinícius Affonso

Fonte: Cosmopolense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.