Lei que cria Samu para animais no DF é inconstitucional, decide Justiça

Lei que cria Samu para animais no DF é inconstitucional, decide Justiça
Ambulância de "Samu Animal", em São Vicente (SP) — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Corte Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) julgou inconstitucional a lei distrital que determina a criação de um Serviço de Atendimento Médico de Urgência Veterinário (SamuVet) na capital. Segundo os magistrados, a norma, de autoria do Legislativo, “viola a iniciativa exclusiva do governador”.

A lei foi proposta pelo deputado Roosevelt Vilela (PSB), e promulgada em junho de 2020 (veja mais abaixo). Em outubro do mesmo ano, a pedido do governo do DF, a Justiça suspendeu a norma. Com a decisão publicada nesta terça-feira (15), a medida fica anulada definitivamente.

De acordo com a determinação do TJDFT, compete apenas ao governador criar leis que, por exemplo, criem cargos, funções ou empregos públicos. Os magistrados consideraram que a norma distrital “interfere diretamente no funcionamento da administração pública”. 

Projeto de lei

A proposta previa o atendimento de animais nas seguintes situações:

  • Atropelados que estivessem em via pública;
  • Em situação de risco;
  • Soltos em vias públicas que estivessem colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco;
  • Que sofreram maus-tratos.

O texto foi aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) em dezembro de 2019, mas acabou vetado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Em junho de 2020, os deputados distritais derrubaram o veto e mantiveram a lei.

Apesar da publicação da norma no Diário Oficial, o serviço não chegou a funcionar. À época da promulgação, o texto previa prazo de 90 dias para a regulamentação e entrada em vigor. No entanto, com a determinação inicial da Justiça, o prazo também ficou suspenso.

Em nota, o deputado Roosevelt Vilela lamentou a decisão. De acordo com o parlamentar, a lei “seria uma ação de muita importância para a sociedade e para o cuidado com os animais”.

“Inclusive me propus a alocar recursos por meio de destinação de emendas para viabilizar o projeto”, disse o parlamentar.

Por Walder Galvão

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Se a criação do Samu Animal pela via legislativa é inconstitucional, porque o governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda não criou o serviço por iniciativa do próprio Executivo? É vergonhoso que até agora não o tenha feito. A necessidade do serviço é evidente e a demanda da sociedade para que os animais recebam a atenção e os cuidados por parte do Poder Público também são notórios. A imprensa trata intensamente do assunto, inúmeras proposições  legislativas são apresentadas diariamente pelo país, as ONGs cobram políticas públicas permanentemente, mas o Governo do Distrito Federal parece não está conectado com tudo isso.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.