Lei que obriga motoristas a prestarem socorro a animais atropelados entra em vigor em Manaus, AM

Lei que obriga motoristas a prestarem socorro a animais atropelados entra em vigor em Manaus, AM
Nova lei municipal torna obrigatório o socorro a animais atropelados. — Foto: Fabiane de Paula

O prefeito de Manaus David Almeida sancionou, nessa segunda-feira (3), uma lei que obriga motoristas que atropelarem animais a prestarem socorro aos bichos. A lei entrou em vigor a partir da publicação.

Segundo o texto encaminhado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), a determinação vale também para motociclistas e ciclistas. Já a fiscalização e aplicação de multas serão de responsabilidade de órgãos municipais determinados pelo executivo.

A lei também determina que a Prefeitura disponibilize os meios necessários com finalidade de facilitar a possibilidade de denúncias, evitando de igual modo as falsas denúncias.

O texto ainda garante que o infrator poderá responder por outras sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, conforme a Lei 9.605/98.

Por fim, fica autorizado ao município promover convênio com órgãos estaduais e federais para a melhor fiscalização e aplicação de multas.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.