Leões de circo espancados e mantidos em jaulas imundas, nova filmagem mostra

Leões de circo espancados e mantidos em jaulas imundas, nova filmagem mostra

Por Ameena Schelling / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Um vídeo secreto recente mostra as profundezas surpreendentes de desespero que muitos animais enfrentam em alguns dos zoológicos da China.

Na filmagem chocante, leões, tigres, ursos e macacos podem ser vistos sendo agredidos durante exercícios de treinamento. Quando não estão se apresentando, eles estão acorrentados ou presos em pequenas jaulas, quase sem espaço para se mexerem.

Uma filmagem desoladora mostra um jovem filhote de leão, de apenas um mês de idade, encolhido no chão na frente da câmera. Ele aparenta estar fraco e desnutrido, e mal pode se mexer, mas rosna para a câmera com medo quando qualquer humano chega muito perto.

“Um dono de circo colocou o filhote de leão… no chão”, a PETA detalhou em um relatório. “O filhote estava tremendo e imundo e aparentava estar aterrorizado”.

China leoes circo espancados2

Não está claro qual “treinamento” o filhote já recebeu, mas está bem aparente que ele já aprendeu a temer os humanos.

A filmagem e o relatório foram compilados durante o ano passado em 10 circos e acampamentos diferentes de treinamento em Suzhou, uma cidade que já é lar de cerca de 300 circos.

Os tigres e leões maiores não estavam nada melhores. Mantidos em pequenas jaulas durante a maior parte de suas vidas, eles saem somente para serem treinados ou apresentarem truques inúteis como se balançar em bolas. Se eles falham na apresentação ou tentam reagir, eles apanham.

Em certo ponto, o investigador reporta, um dos donos grita para um tigre rosnando, “Tenha cuidado ou eu vou te encher de porrada!”.

China leoes circo espancados3

Os tigres começaram com seu treinamento torturante bem cedo e, assim como em muitos circos ao redor do mundo, foram arrancados de suas mães cativas com somente alguns dias de idade para serem criados por humanos.

“Um dono de circo mostrou ao investigador dois filhotes que tinham aproximadamente duas semanas de idade”, o relatório dizia. “Eles eram mantidos em caixas de plástico em um quarto na casa do dono. Cachorras compradas online eram usadas como mães adotivas para amamentá-los”.

China leoes circo espancados4

Quando eles são mais velhos, eles são mantidos em jaulas tão pequenas que, de acordo com o relatório, alguns deles não conseguiam ficar de pé sem bater suas cabeças. Muitos apresentavam problemas nos dentes.

“Um dono de circo disse ao investigador que os tigres também pulam através de aros flamejantes, e outro admitiu que crianças e adultos podem posar com eles, ‘cavalgando’ em suas costas”, PETA reportou. “E um dono de circo disse ao investigador que algumas vezes os dentes dos tigres são arrancados”.

China leoes circo espancados5

Somente uma das 10 instalações investigadas permitiu o acesso interno, apesar do calor, e nenhum deles permitiu o acesso à piscina, que é necessária para o bem-estar dos felinos amantes de água.

China leoes circo espancados6

Muitos dos circos não possuíam as autorizações necessárias para manter os tigres, que são protegidos pela lei chinesa, mas os mantêm mesmo assim, reportou a PETA. Quando os tigres ficam muito velhos para se apresentarem, eles são enviados a zoológicos ou – uma prática comum na Ásia – mortos para a produção de vinho de osso de tigre, um tratamento da medicina tradicional. Um funcionário disse que fez o vinho – e presumivelmente matou os tigres – em sua casa.

China leoes circo espancados7

Leões enfrentam muitos dos mesmos abusos como os tigres. Eles são forçados a se apresentarem na base do medo através de constantes ameaças de agressão e, quando não estão em uso, são trancados em jaulas apertadas e vazias onde eles passam a maior parte do seu tempo.

China leoes circo espancados8

Outro triste clipe detalha como os ursos dos circos são treinados para ficarem de pé. Dois jovens irmãos filhotes de urso são acorrentados pelo pescoço em uma parede alta, com uma coleira ao redor dos seus pescoços. Apesar do fato de ficar de pé ser doloroso e não natural para os ursos por mais do que alguns momentos, as correntes são tão curtas que os bebês ursos aprendem que eles devem ficar de pé ou correm o risco de se enforcarem.

China leoes circo espancados9

Em filmagens subsequentes, treinadores batem nos ursos com paus enquanto eles tentam fazer truques nada naturais como se balançar em gangorras ou em pé sobre suas patas. Em um incidente, um filhote de um ano de idade foi forçado a andar em suas pernas traseiras com um bambolê. Ele estava chorando durante o ato, mas o treinador somente respondeu com mais agressão.

China leoes circo espancados10

O investigador também testemunhou ursos sendo chutados e sufocados, e chorando conforme eles tentavam aliviar a dor das coleiras apertadas ao redor de seus pescoços. Alguns dos ursos tinham esfoladuras ou pedaços de pele sem pelo, de acordo com o relatório.

China leoes circo espancados11

Durante as horas fora de cena, os filhotes são mantidos em jaulas minúsculas, apesar de eles baterem nas barras para tentar escapar. Eles apresentam comportamentos estereotipados como andar de um lado para o outro e bater nas barras para lidar com o estresse do cativeiro.

China leoes circo espancados12

Eles frequentemente ficavam sem comida ou água, ou até mesmo uma sombra. Sendo retirados de suas mães com somente alguns meses de idade, os jovens animais podem ser ouvidos chorando piedosamente.

China leoes circo espancados13

Os macacos eram mantidos em condições similares, acorrentados pelo pescoço em jaulas de somente 30 ou 60 centímetros de largura, e podem ser vistos balançando as jaulas e literalmente pulando das paredes em seu pânico para escapar.

Uma das macacas também foi filmada tentando desesperadamente escapar enquanto seu treinador a segurava pelo pescoço, quase se sufocando quando ela tentava fugir apesar dos repetitivos golpes do treinador.

China leoes circo espancados14

Seu treinamento frequentemente envolvia truques assustadores e perigosos, e os animais eram punidos se eles não conseguissem se apresentar bem.

China leoes circo espancados15

“Um macaco, chamado de Lulu pelo investigador, estava acorrentado aos chifres de um bode e era forçado a ficar sobre suas mãos enquanto o bode subia uma escada e ficava em cima de um vaso equilibrado em uma viga alta”, diz o relatório. “Conforme Lulu lutava para manter seu equilíbrio, um treinador repetidamente o cutucava com uma haste de metal. Após a performance, o treinador o arrastou pela corrente presa ao seu pescoço e o jogou dentro de uma jaula”.

China leoes circo espancados16

Assim como os outros animais, os macacos eram seriamente negligenciados entre as sessões de treinamento.

“Eles não tinham escolha a não ser comer, beber, dormir, defecar e urinar tudo no mesmo lugar”, o relatório diz. “O investigador também encontrou macacos mantidos em caixas de transporte apertadas, apesar de que eles iriam ficar parados por meses. Vasilhas de água estavam vazias. Alguns macacos tinham esfoladuras na pele”.

China leoes circo espancados17

O investigador também viu muitos animais domésticos nos circos, como cabras, porcos, e até mesmo cães.

Todos eram mantidos em jaulas tragicamente minúsculas. Um cão de 12 anos que foi julgado muito velho para se apresentar estava preso em uma pequena jaula, presumivelmente para morrer lá.

“Ele estava vivendo nesta jaula 24 horas por dia, bem na frente de um tigre velho que também estava enjaulado”, o relatório diz. “Ele nunca saía. O investigador notou que ele parecia ter lesões na pele de sua perna direita dianteira”.

China leoes circo espancados18

Assim como muitos dos outros animais, os cães estavam imundos e tristes, e eram chutados e golpeados.

China leoes circo espancados19

Seja qual for a espécie, os animais dos circos pareciam estar amarrados juntos por um fio comum de abuso e negligência. Eles eram agredidos durante o treinamento, e eram empacotados como equipamentos em jaulas minúsculas e apertadas quando não eram necessários.

China leoes circo espancados20

“Numerosos animais exibiam sinais de estresse severo, incluindo passos repetitivos, balançar de um lado para outro, o que são consistentes com confinamento, privação, negligência, medo e dor constantes”, a PETA reportou. “Muitos eram chicoteados, golpeados com paus e hastes, chutados, esbofeteados e cutucados, e outros eram arrastados pelos pescoços e provocados com comida que estava quase ao seu alcance até que eles fizessem a performance”.

“Em adição, todo circo inspecionado estava seriamente deficiente nas áreas de comida, água potável, abrigo, cuidado veterinário, e enriquecimento ambiental”, o relatório dizia.

China leoes circo espancados21

As duras fotos e vídeo deveriam ser um lembrete para os turistas ficarem longe de atrações com animais em países estrangeiros, já que muitos deles usam métodos similares para forçarem os animais a se apresentar.

Mas também é um lembrete marcante do que os animais enfrentam em lugares como os EUA. Apesar de que as condições possam ser melhores, o Ringling Bros. e outros circos e zoológicos de beira de estrada treinam os grandes felinos e outros animais para apresentarem exatamente os mesmos truques que os animais nos circos chineses são forçados a aprender – e é praticamente impossível ensinar predadores como leões e tigres a se apresentarem sem a ameaça de violência.

China leoes circo espancados22

“Para conseguir treinar um felino para um ato de circo como esse… isso deve ser feito com medo e dor”, Susan Bass, diretora de relações públicas do Big Cat Rescue, sediado na Flórida, disse ao The Dodo em dezembro passado. “Ou eles usarão chicotes… ou algumas vezes eles usam armas de choque para eletrocutar os felinos, e é tudo baseado no medo”.

China leoes circo espancados23

O Big Cat Rescue tem vários grandes felinos oriundos de circos e instalações similares nos EUA, e muitos chegam com danos físicos e emocionais dos métodos de “treinamento” que eles enfrentam.

“Veja um gato domesticado”, Bass explicou. “Eles vão fazer o que eles querem quando eles querem. Qualquer hora que você quiser que um gato fique ‘ligado’ – em um estilo ‘o show deve continuar’ – não tem como você conseguir que o gato faça o que você quer que ele faça sem algum tipo de medo ou treinamento”.

No mês passado, o Bowmanville Zoo in Canada fechou suas portas de vez após um dos proprietários, Michael Hackenberger, que também trabalhou como um treinador de animais de Hollywood para filmes como “As Aventuras de Pi”, foi filmado chicoteando repetidamente um tigre durante o treinamento, e discutindo como ele gostava de bater nos lobos.

China leoes circo espancados24

O Ringling Bros também usou métodos agressivos similares para treinar seus bebês elefantes. Apesar do circo ter parado de usar seus elefantes em seu circo itinerante, ele ainda faz uso frequente de leões, tigres e outros animais.

China leoes circo espancados25

Enquanto os animais mostrados no vídeo chinês têm pouca esperança de que uma lei venha para ajudá-los, sua maior chance de liberdade é que as pessoas parassem de patrocinar circos e qualquer outra organização que possua apresentações com animais.

China leoes circo espancados26

“A única forma de fazer com que animais selvagens façam truques sem sentido, não naturais até mesmo assustadores como esses é machucando-os, e os ameaçando com mais dor”, diz a PETA no vídeo.

Quer ajudar? Você pode clicar aqui para assinar um comprometimento prometendo ficar longe de atrações que apresentem animais. Se você quiser ajudar os leões, tigres, ursos e outros animais que foram salvos de condições similares nos EUA, você pode fazer uma doação para a Performing Animal Welfare Society.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.