Leões famintos doentes com costelas salientes são salvos de horríveis condições de zoológico no Sudão

Leões famintos doentes com costelas salientes são salvos de horríveis condições de zoológico no Sudão
ArtMediaFactory/Shutterstock

Kandaka, a leoa, deve sua vida a grupos de direitos dos animais que lutam por melhores condições em seu recinto em um zoológico em Sedan.

O zoológico Al-Qurashi de Cartum está localizado na capital do Sudão e é famoso por suas condições horríveis. Kandaka já esteve doente e fraca no zoológico decadente, mas os grupos de animais não desistiram de lutar por seu bem-estar.

Ela era um dos cinco leões em cativeiro do zoológico que sofria de fome e doenças. Os pobres leões têm caixas torácicas salientes e foram mantidos em condições terríveis. Dois dos cinco leões morreram no zoológico.

Em 2019, as condições e o bem-estar dos animais foram trazidos à atenção do público e campanhas online começaram a lutar pelo mundo para salvar esses leões restantes.

Kandaka e os outros dois leões sobreviventes foram transferidos para a reserva de Al-Bageir, e sua saúde melhorou drasticamente. Eles têm muito mais espaço do que antes em suas gaiolas enferrujadas e sujas, e agora estão vivendo com outros 17 leões salvos de condições horríveis em todo o Sudão.

O Sudão é um dos países mais pobres do mundo e, às vezes, a reserva tem suas próprias lutas para manter o santuário animal à tona. Eles têm muitos voluntários que muitas vezes também trabalham em tempo integral, além de sua paixão por salvar esses animais. Eles têm recursos limitados e com seus animais, que precisam de cerca de 220 quilos de carne por dia, os custos de funcionamento da reserva são muito altos.

A reserva continua lutando e os animais devem suas vidas a esses voluntários por salvá-los dessas condições desumanas em seu antigo zoológico. A reserva continua sendo uma fonte de esperança para muitas pessoas no Sudão.

Os leões africanos são classificados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza, e a população caiu 43% entre 1993 e 2014. Os leões precisam de alguém para lutar por eles e merecem ser protegidos e não mantidos em cativeiro! Assine esta petição para proibir o cativeiro de leões!

Por Hailey Kanowsky / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.