Lobo-guará é capturado após fugir do zoológico de Catanduva, SP

Lobo-guará é capturado após fugir do zoológico de Catanduva, SP
Lobo-guará Joca voltou para o zoológico de Catanduva — Foto: Divulgação

O lobo-guará Joca fugiu do zoológico de Catanduva (SP) depois de sair pelo acesso dos funcionários. Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e funcionários do zoológico se mobilizaram para encontrar o animal.

A fuga aconteceu na segunda-feira (27), mas foi divulgada nesta quarta-feira (29). Em meia hora, as equipes encontraram o Joca, que foi levado com segurança de volta para o zoológico.

O lobo chegou em novembro do ano passado no zoológico, com quatro meses de vida, tem menos de um ano ainda. A fuga do animal deverá ser investigada pela administração.

Joca foi resgatado pela Polícia Ambiental em uma área rural de Itajobi (SP). Ele foi encontrado com outros filhotes, mas foi o único a sobreviver.

Após permanecer na quarentena e se recuperar de uma anemia, Joca foi levado para a maternidade do recinto dos lobos-guará. Ele permaneceu em processo de adaptação até poder conviver com outros dois animais da mesma espécie que já habitam o zoológico.

Joca tinha apenas quatro meses de vida quando foi resgatado pela Polícia Ambiental — Foto: Arquivo Pessoal/Zoológico de Catanduva
Joca tinha apenas quatro meses de vida quando foi resgatado pela Polícia Ambiental — Foto: Arquivo Pessoal/Zoológico de Catanduva

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Fugas de animais de zoológicos são frequentes. As instalações comumente são precárias, mal cuidadas, e permitem que o animal escape e se defronte com um ambiente totalmente hostil, bem diferente do seu habitat. Dependendo da espécie e do que autoridades entendam “ser uma ameaça” para os humanos, o animal é abatido. O cruel confinamento perpétuo a que são submetidos os animais encarceirados em zoológicos não raramente termina com a morte dos bichos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.