Lobo-guará é capturado debilitado em São Carlos (SP) após 15 dias de buscas

Lobo-guará é capturado debilitado em São Carlos (SP) após 15 dias de buscas
São Carlos monta força-tarefa para capturar lobo-guará debilitado. — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

O lobo-guará que foi visto 15 dias atrás em São Carlos (SP) foi resgatado nesta quarta-feira (23) dentro da Embrapa.

Vídeo: Lobo-guará é resgatado em São Carlos.

Segundo o biólogo e diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani, o animal está bastante debilitado, com pouco peso, sarnas e machucado na pata dianteira.

O lobo foi alimentado, medicado e ficará em observação no hospital veterinário dentro do parque. O objetivo é que ele seja solto na natureza depois que esteja 100% recuperado.

Força-tarefa 

Uma força tarefa que reuniu representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), ONG Mata Ciliar e prefeitura foi organizada para tentar encontrar o lobo-guará que foi visto andando pela UFSCar, condomínios e residenciais localizados às margens da Rodovia Engenheiro Thales Lorena de Peixoto Júnior (SP-318), que liga São Carlos a Ribeirão Preto.

Segundo os representantes das instituições, o lobo-guará é um animal ágil e a captura é uma operação que exige planejamento e cuidado, principalmente para não colocar o bicho em risco.

De acordo com Magnani, um funcionário da Embrapa informou o trajeto do lobo. Na terça-feira (22), houve uma tentativa de captura-lo, mas não deu certo. Nesta quarta, foi montada uma isca com frango e sardinha e, após a chuva, por volta das 15h, o lobo apareceu e foi capturado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.