Lobo-guará é resgatado no banheiro de uma casa em Miracema, no RJ

Lobo-guará é resgatado no banheiro de uma casa em Miracema, no RJ

Moradora foi surpreendida pela presença do animal em extinção. Espécie foi devolvida ao seu habitat natural.

RJ Miracema lobo guara pm.png 1

Uma moradora de Miracema, no Noroeste Fluminense, foi supreendida ao encontrar um lobo-guará no banheiro de casa na noite desta quarta-feira (29). Ela trancou o animal no cômodo e buscou ajuda. A Polícia Militar foi acionada e entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua. O animal, cuja espécie está ameaçada de extinção, foi resgatado e devolvido à natureza. Ele foi solto em uma Área de Proteção Ambiental (APA).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal foi capturado com o auxílio de equipamentos na residência na Rua Estorgilda Dias Sentineli, no Jardim Bervely. O incidente aconteceu por volta das 23h30.

“Como não dispomos de equipamentos especiais para este tipo de captura, acionamos os bombeiros para executarem o serviço com o objetivo de não ferir o animal e não oferecer riscos às pessoas. Ele estava acuado e poderia atacar para se defender. Provavelmente o lobo-guará entrou na residência em busca de alimento e encontrou o portão aberto, o que facilitou a invasão”, descreveu um policial militar.

O lobo-guará é um animal silvestre de hábitos solitários e noturnos. Eles não formam alcatéias como outras espécies de lobos. Se alimentam principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. No Brasil é possível encontrar o animal na região da Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina. Em seu habitat natural, o animal vive em média durante 20 anos.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.