Lobo-guará resgatado pelo Parque Ecológico de São Carlos (SP) passará por cirurgia

Lobo-guará resgatado pelo Parque Ecológico de São Carlos (SP) passará por cirurgia
Lobo guará segue firme e se recuperando. Foto: Divulgação/Prefeitura

O lobo-guará resgatado em dezembro do ano passado em uma área rural de São Carlos (SP) deve passar por uma cirurgia nesta quarta-feira (24) no hospital veterinário do Parque Ecológico de São Carlos.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, o lobo que chegou com baixa imunidade e lesões de pele se encontra recuperado após um acompanhamento realizado pelo Parque Ecológico e supervisionado por uma zootecnista especialista em animais silvestres, contratada pela Prefeitura de São Carlos.  

Porém, para a soltura do animal na natureza, a equipe do Parque Ecológico decidiu pela cirurgia para prover a consolidação adequada desses ossos já partidos de uma lesão que o animal tem desde a época da captura. 

“Organizamos uma equipe formada por veterinário ortopedista, anestesista, veterinário clínico e médico ortopedista para operar o animal para a colocação de uma placa de titânio elaborada sob encomenda para ele. O procedimento será realizado na sala de cirurgia do Parque Ecológico, evitando dessa forma o deslocamento desnecessário do animal”, explicou Magnani.

Após a recuperação da cirurgia, o lobo-guará será encaminhado para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, providenciará a soltura do animal em seu habitat natural. 

Relembre a saga do lobo 

Em dezembro, uma força tarefa que reuniu representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), ONG Mata Ciliar e prefeitura foi organizada para tentar encontrar o lobo-guará.

O animal foi visto andando pela UFSCar, condomínios e residenciais localizados às margens da Rodovia Engenheiro Thales Lorena de Peixoto Júnior (SP-318), que liga São Carlos a Ribeirão Preto.

De acordo com Magnani, um funcionário da Embrapa informou o trajeto do lobo. Houve uma tentativa de capturá-lo, mas não deu certo. Um dia depois foi montada uma isca com frango e sardinha, o lobo apareceu e foi capturado.

Fonte: A Cidade ON

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.