Lobos-marinhos são encontrados em praia do Litoral Norte do RS

Lobos-marinhos são encontrados em praia do Litoral Norte do RS

Animais estavam na praia de Quintão na manhã de sábado (30). Biólogo alerta que é importante não se aproximar dos animais.

RS PalmaresdoSul lobos marinhos encontrados praia 1Dois lobos-marinhos foram encontrados por populares na praia de Quintão, no município de Palmares do Sul, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na manhã deste sábado (30).

Conforme relatos de quem viu os animais, um deles aparentava estar debilitado.

“Um homem estava passando aqui na frente de casa e nos disse que tinham uns leões-marinhos, fomos correndo para ver, eu e a minha prima (Juliana), e encontramos um maior, e depois um menor perto das dunas”, conta Eduarda Lerner Coutinho, 12 anos.

O biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) Ignácio Moreno confirmou por meio das imagens que se tratavam, na verdade, de lobos-marinhos.

Ele esclareceu que é normal encontrar esses animais na areia. No entanto, o especialista alerta para os perigos de se aproximar.

“São lobos-marinhos, são bem comuns na costa, aparecem todos os anos”, disse, ressaltando que “é importante não incomodar o animal, porque ele pode transmitir doenças para os seres humanos. Ele pode ter parado ali por conta do processo de seleção natural, e pode morder alguém para se defender, e a pessoa pode contrair doenças como tuberculose, ou outras doenças graves”, acrescentou.

A mãe de Eduarda relatou que, após encontrarem os animais, elas tentaram contato com o Corpo de Bombeiros e com a Brigada Militar, sem sucesso.

“Ligamos de novo e nos disseram que não tinham como fazer nada”, contou a professora Lovani Lerner Cotinho, de 44 anos.

Ignácio afirmou que o procedimento para proteger o animal em casos como esses é se afastar. “O ideal é que não façam nada, não cheguem perto, nem tentem levar de volta para a água, tem que deixar ele descansar na areia”, afirma.

Ainda de acordo com o biólogo, os lobos-marinhos há mais de 10 mil anos se dispersam para o Nordeste a partir das colunas reprodutivas que estão localizadas nas costas do Uruguai e da Argentina.

RS PalmaresdoSul lobos marinhos encontrados praia2

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.