Macaco é resgatado dentro de residência em Quissamã, no RJ

Macaco é resgatado dentro de residência em Quissamã, no RJ

Divisão Ambiental realizou o resgate e a soltura do animal. Espécie foi solta em área de Mata Atlântica no município.

RJ Quissima resgate macaco

A Divisão Ambiental da Guarda Municipal de Quissamã, no Norte Fluminense, apreendeu um de macaco adulto da espécie bugio. O primata foi resgatado em uma árvore no fundo do quintal de uma residência, na localidade de Santa Luzia. O macaco foi examinado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca antes de ser solto em uma área de Mata Atlântica, localizada dentro do município.

De acordo com o guarda que fez parte da operação, os moradores fizeram o procedimento correto em entrar em contato com a Guarda Municipal. “Com as informações sobre o tipo de animal e localização, os guardas da divisão ambiental vão estar preparados para o resgate, evitando riscos para a população e para os animais”, explicou Luiz Felipe.

O agente ressaltou que este tipo de resgate envolvendo macacos é raro, pois são animais muito ágeis, e neste caso só foi possível porque a espécie foi para o chão, o que facilitou a captura. Outras espécies também costumam se resgatadas no município como: tamanduás, jacarés e tatu, que podem ser soltos em seu habitat natural ou encaminhados para um local apropriado.

A Divisão Ambiental alerta a população para entrar em contato imediatamente com a Guarda Municipal, que funciona 24 horas e pode ser acionada através dos telefones 153 ou 2768-2482, no caso de localizar alguma espécie de animal fora de seu habitat.

O Macaco Bugio, também conhecido por guariba ou barbado, está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos e castanho. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.