Macapá (AP) registra quase 70 casos de violência animal nos 4 primeiros meses de 2021

Macapá (AP) registra quase 70 casos de violência animal nos 4 primeiros meses de 2021
Denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas por telefone ou virtualmente — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Encerrado o “Abril Laranja”, mês dedicado às ações de conscientização contra a violência em animais, a Delegacia de Meio Ambiente de Macapá (Dema) divulgou levantamento de ocorrências referentes aos primeiros 4 meses de 2021. Entre os casos, a Polícia Civil apurou diversos casos de abandono, maus-tratos e mutilação contra animais domésticos ou silvestres.

Os números apontam que entre janeiro e abril a delegacia registrou 65 boletins de ocorrência – quase 2 casos por dia – com 24 inquéritos instaurados e 17 pessoas indiciadas.

A Dema informa que denúncias de qualquer tipo de maus-tratos contra animais podem ser feitas de várias formas, entre elas a Delegacia Virtual e o disque-denúncia, através do número (96) 98148-7378, onde podem ser enviados fotos e vídeos.

O abandono e a negligência provocados pelos responsáveis são os principais motivos de crime de maus-tratos registrados na delegacia.

Entre os indiciamentos, a Dema registrou também um caso de zoofilia. Desde 2020, a pena para maus-tratos contra cães e gatos ficou maior, podendo ser de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.

A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal. O termo “reclusão” indica que a punição pode ser cumprida em regime inicial fechado ou semiaberto, a depender do tempo total da condenação e dos antecedentes do réu.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.