Espanha Madri acoes pro animais H

Madri é tomada por ações pró-animais nesta primavera com o evento ‘Animalista’

Por Melisa Tuya / Tradução de Adriana Shinoda

A partir do dia 12 de maio se inicia uma programação de ações pró-animais, que para quem estiver em Madri ou nas imediações durantes estes dias vale a pena conferir. Trata-se do projeto Animalista, uma proposta multidisciplinar que se inicia em 12 de maio, centrada na conscientização e defesa dos direitos dos animais.

Coordenada pela Associação Capital Animal, a mesma que tornou possível a realização da exposição Otras tauromaquias, que mostra uma releitura sobre a obra de Goya, muitas vezes associadas às touradas, mas que na realidade era justamente o contrário, pois tratava-se de uma forma do artista expressar que não concordava com a barbárie de matar um animal lentamente e com sofrimento para a diversão de alguns.

Mas voltemos ao projeto Animalista que é considerado um dos maiores saraus sobre essa temática, com muitíssimas atividades entre as quais destacam-se duas: a maior exposição de arte feita até hoje com o olhar voltado para os animais, que terá início em 13 de maio e se prolongará durante todo o mês, e algumas jornadas de debate durante três dias que acontecerão durante o primeiro final de semana do mês.  

Durante um mês o centro da cidade de Madri acolherá diferentes atividades relacionadas aos distintos âmbitos nos quais há riscos para os animais, colocando-se o foco nas linhas em que se estão desenvolvendo os debates sobre os temas relacionados à defesa dos animais.

Entre elas está a Casa Encendida, que acolherá a exposição Animalista:Representação, violências, respostas e o I Encontro de Pensamento e Ação Pró-Animais Capital Animal, além da programação audiovisual e infantil. É um projeto dirigido pela plataforma de ativismo cultural Capital Animal que vincula arte, conhecimento e reflexão para explorar as relações mantidas entre o homem e os animais na atualidade, e que nasceu pelas mãos de Rafael Doctor Roncero, Ruth Toledado e Concha López.

Espanha Madri acoes pro animais

A exposição Animalista: Representação, violências, respostas, é a primeira grande mostra espanhola que vincula arte e defesa dos direitos dos animais. Ela foi idealizada por Rafael Doctor Roncero e teve a colaboração de Enrique Marty, Ruth Toledano e Ruth Montiel Arias.

Espanha Madri acoes pro animais2

Espanha Madri acoes pro animais3

O I Encontro de Pensamento e Ação Pró-Animais Capital Animal acontecerá entre os dias 13 e 15 de maio (de sexta-feira a domingo), objetivando “partilhar o diagnóstico da situação dos animais na Espanha a partir de alguns âmbitos nos quais o debate pró-animal está presente (arte, filosofia, direito, educação, política e ativismo)”. O congresso trará múltiplos olhares sobre literatura, arte, legislação, política e filosofia, tendo a participação de Rafael Doctor, Ouka Leele, Manuel Rivas, Javier de Lucas, Elvira Lindo, Nuria Almiron, Anna Mulá, Fernando Grande-Marlaska, Silvia Barquero, Chesús Yuste, Juan Carlos Monedero, entre tantos outros nomes.

Para mais informações sobre o congresso acesse o site do Capital Animal: http://www.capitalanimal.es/

A exposição Animalista: Representação, violências, respostas será composta por três etapas. A primeira delas explicita a fascinação que os humanos sentem pelas demais espécies animais e seu afã em observá-las e representá-las. A segunda expõe as maiores violências a que são submetidos os animais e, ao final, serão planejadas alternativas para abordar as problemáticas.

A primeira sala, denominada “representação”, é um grande espaço com pinturas, desenhos e fotografias sobre animais. Como em uma sala de museu antigo, onde as obras invadem todo o espaço, este terá mais de 150 obras de artistas espanhóis contemporâneos que abordam o gênero da representação animal. Todo tipo de técnica será utilizada, formando um espaço único que terá destaque a fascinação sentida em contemplar os animais. O espaço foi projetado com a colaboração do pintor Enrique Marty.

Nesta seção aparecerão obras de Pierre Gonnord, Ouka Leele, Santiago Ydañez, Sergio Pilán, Irene Sánchez Moreno, Ruth Gómez, Assaf Iglesias, Miguel Scheroff, Iker Serrano, Amparo Garrido, Luís Feo, Sara Landeta, Anta de Alvear, Manuel Rosa, Alfonso Galván, Ana Frechilla, Daniel Barceló, Javi al Cuadrado, Juan del Junco, Rubenimichi, Leila Amat, David Morago, Juan Varela, Luisa Álvarez, Joseba Muruzabal, Juan Cañamero, Juan Varela, Ramón Tormes, Miu Mirambell, Javier Lozano, Montse Carballo, Gigi Valdés, Amor Diez Pardo, Jose Luís Torrico, Jorge Suberviola, Elsa Gárate, Andrés Pachón, Chechu Álava, Celeste Sánchez de Mare, Aitor Saraiba, Eduardo Rubaudonadeu, Paloma Pájaro, Concia Rodriguez, Santos Román e do próprio Enrique Marty.

Espanha Madri acoes pro animais4

Espanha Madri acoes pro animais5

Depois do espaço de representação de animais terá a sala de “violências”, onde se mostrará um olhar muito diferente sobre os animais, onde eles deixam de ser objeto estético de contemplação para converterem-se em vítimas de um sistema que escraviza, tortura e explora. O sistema capitalista é sustentado pela apropriação da natureza e, dentro dela, também dos animais. Circos, zoológicos, laboratórios de experimentação, abandono, tradições ancestrais ainda existentes de abuso e tortura de animais e, sobretudo, o consumismo contemporâneo, aparecem como os lugares onde se exerce uma violência sistêmica contra os animais.

No referido espaço, com co-curadoria de Ruth Toledano, aparecem obras de El Roto, Elena Fernandez Prada, Estela de Castro, Ricardo Cases, La Ruina y Jaime Alekos, Paula Rubio Infante, Antonia Valero, Lino Lago, Andrés Senra, Félix Fernandez, Sandra Paula Fernandez, Pepe Calvo Novell, Forges, Malagón, Patricia Allende, Karma Casula, Paola Bragado, Carmela García, Roger Olmos, Miren Leizaola, Tania Blanco, Eider Agüero, Marta Senra, Jon Amad, Tras los Muros, Lidia Toga, Ruth Montiel Arias, Rubén Lucía, Mario del Castillo, Antonio Pérez Gile a participação da associação Igualdad Animal.

Espanha Madri acoes pro animais6

Espanha Madri acoes pro animais7

A terceira etapa da exposição apresenta-se como um espaço vivencial onde são oferecidas respostas que muitos grupos e artistas estão desenvolvendo na luta contra a violência sistemática que recai sobre os animais: alternativas de dieta, quanto ao abandono, vestimentas, etc.

A sala de exposição terá a co-curadoria da artista Ruth Montiel Arias e conta com obras do Colectivo Britches, e de artistas como Alejandro Garrido, Ouka Leele, Sara Rosemberg, Editorial ochodoscuatro, Editorial Plaza y Valdés, Sergio Ojeda, Paco Catalán, Tras los Muros, Santuario Wings of Heart y Santuario Gaia, Herida de Gato, Trigueros del Valle (Valladolid), Photopets, Gladiadores por la Paz, Rabit Rescue e Mauro Gil-Fournier.

Espanha Madri acoes pro animais8

Espanha Madri acoes pro animais9

Dentro da exposição haverá a experimentação darealidade virtual iAnimal (Igualdade Animal).

Também serão projetados os filmes Planeta selvagem, de René Laloux; Fevereiro. O medo do galgos, de Irene Blázquez; Santa Festa de Miguel Ángel Rolland e Eu, galgo, de Yerai López.

Haverá atividades infantis: o contador de contos cinco lobinhos, três porquinhas e um touro com Carmem Ibarlucea e a oficina Arquitetura para Cães de Solange Espoille.

Também haverá um estúdio de fotografia e outro de ilustração que farão retratos de cães e gatos buscando captar as melhores impressões dos cães e gatos visitantes. Haverá também uma feira de chef’s veganos, a oficina Como construir uma campanha de ativismo online vencedora ministrada pela Change.org, um concerto de María Lavalle, microshows, conferências, poesia e muito mais.

Há tantas coisas que é imprescindível deixar aqui as datas, ainda que nos sites estejam todas as informações:

  • Exposição “Animalista”.
    Data: 13 de maio a 12 de junho
    Local: salas A, B e C
    Horário: das 10h00 às 21h45
    Valor: entrada livre

  • “I Encontro de pensamento e ação Pró-Animais Capital Animal”
    Data: 14, 15 e 16 de maio
    Valor: entrada livre

  • Ciclo de cinema
    Datas: 25, 26 de maio e 1, 2 de junho
    Local: Sala audiovisual
    Horário: 19h
    Valor: 3 €

  • Atividades infantis
    – 5 lobinhos, 3 porquinhas e um touro. Contador de histórias com Carmen Ibarlucea.
    Data: 4 de maio
    Horário: 12h00
    – Oficina “Arquitetura para cães”
    Data: 14 de maio
    Horário: 10h00 e 12h00
    – Oficina “Cria o seu ser Zoológico”
    Data: 14 de maio
    Horário: 11h00
    – Retratos de cães e gatos
    Data: 14 de maio
    Horário: 11h00

  • Oficina: Como construir uma campanha de ativismo vencedora
    Data: 15 de maio
    Horário: 17h00

  • Concerto com María Lavalle
    Data: 2 de junho

  • Conferência com Elisabeth Costello
    Data: 3 de junho

  • Microshow La perrina & yo. Ajo Micropoetisa com Nacho Mastretta e Marina Sorín
    Data: 4 de junho

  • Feira de Chefs Veganos
    Data: 4 e 5 de junho

Nascendo em outra espécie. Antologia de Poesía Capital Animal
Data: 8 de junho

Fonte: 20 Minutos

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.