Mãe e filha resgatadas quando socorriam cão

VÃtimas lançaram-se à água para salvar animal e acabaram por ficar em dificuldades.
Por Paulo Jorge Duarte
Manuel ‘Russo’, 42 anos, estava a pescar no molhe sul da praia do Furadouro, em Ovar, Portugal, quando duas mulheres, mãe e filha, de 60 e 33 anos, se atiraram à água para resgatar um cão, na passada tarde de sábado.
A ondulação e a corrente arrastaram as familiares – e também o animal -, deixando-as em dificuldades e incapazes de voltar para terra. Manuel ‘Russo’ conseguiu resgatar, com vida, os três, ao fim de meia hora de luta com o mar.
“As duas senhoras andavam a passear na praia com os dois cães. De repente, os canitos atiraram-se das rochas para o mar e ficaram aflitos. O mais pequeno conseguiu sair, mas o mais pesado não”, conta o pescador.
“A senhora atirou-se logo para salvar o cão e a filha foi atrás”, acrescentou. Manuel ‘Russo’ apercebeu-se da aflição e reagiu rapidamente. Com a cana de pesca, puxou a vÃtima mais velha para as rochas, conseguindo o resgate. O homem logrou ainda retirar o cão da água.
“O pior foi a rapariga. A corrente levou-a mais para longe e ela entrou em pânico, mas fui sempre falando com ela para a tranquilizar”, frisou o homem. “Quando uma vaga a empurrou para perto da praia, atirei-me à água e fui buscá-la”.
Pelo meio, Manuel ‘Russo’ feriu-se numa perna. “Tinha de as ajudar”, afirmou o pescador. “Neste mesmo local, já salvei mais pessoas”, afirmou.
Os Bombeiros de Ovar transportaram a mulher de 33 anos, por precaução, para o Hospital da Feira. O INEM e a PolÃcia MarÃtima estiveram no local.
Fonte: CM Jornal / mantida a grafia lusitana original