Mais ativistas de direitos dos animais são acusados após protestos em Queensland, Austrália

Mais ativistas de direitos dos animais são acusados após protestos em Queensland, Austrália

Mais 14 ativistas dos direitos dos animais foram acusados depois dos protestos em um confinamento e matadouro de animais ao Sul de Queensland durante o último mês.

As novas prisões ocorreram em Darling Downs, Moreton Bay, Gold Coast e Sunshine Coast, com um total de 29 pessoas presas nas duas manifestações.

Oito foram detidos em decorrência da ação ativista no frigorífico Carey Bros, em Yangan, a 100 quilômetros a Sudeste de Toowoomba, em 8 de abril.

Em torno de 100 pessoas permaneceram fora da fábrica, mas cerca de 18 supostamente entraram no matadouro e se acorrentaram ao equipamento.

A demonstração terminou por volta de 05h30, quando três ovelhas foram entregues e os ativistas saíram pacificamente.

Na última terça feira, a polícia acusou 11 pessoas de 18 infrações, incluindo entrada ilegal em terras agrícolas (invasão) e delitos com drogas.

Outras oito foram também acusados de invadir terras indígenas depois das últimas prisões.

O total de 19 acusados, seis homens e 13 mulheres, deverá comparecer no Tribunal de Magistrados de Warwick em várias datas durante as próximas semanas.

Mais oito pessoas foram indiciadas depois que supostos manifestantes entraram no confinamento Lemontree Feedlot, em Millmerran, 82 quilômetros a Sudoeste de Toowoomba, e tiraram fotos do gado em 23 de março.

No dia 5 de abril, a polícia indiciou uma mulher de 29 anos e um homem de 26 anos, de Margate, por invasão a fazendas.

Outras oito pessoas também foram indiciadas por invadirem fazendas.

Todos os dez indiciados, quatro homens e seis mulheres, deverão comparecer ao Tribunal de Toowoomba em várias datas.

A polícia disse que duas pessoas recém presas foram indiciadas por ambos os incidentes, o que significa que o número total de prisões recentes são 14 ao invés de 16.

Após alguns dias, o Detetive Superintendente Jon Wacker disse que as acusações vieram depois de denúncias formalizadas pelos donos das propriedades que foram alvo.

Ativistas de direitos dos animais que “invadem” fazendas pagam multas no local cobradas pela polícia ou oficiais do departamento, após a crescente pressão dos fazendeiros e do Governo Federal.

O Ministro da Agricultura de Queensland, Mark Furner, disse em março que o governo deveria mudar as regras para permitir que os manifestantes, considerados uma “ameaça à biossegurança”, sejam multados ali mesmo, uma penalidade mais rápida do que a cobrança de taxas de invasão.

Por Toby Crockford / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: Brisbane Times

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.