Mais de 100 aves silvestres são resgatadas em Santa Clara do Sul, RS

Mais de 100 aves silvestres são resgatadas em Santa Clara do Sul, RS
Polícia apreendeu 105 aves silvestres em uma casa em Santa Clara do Sul, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o cardeal-amarelo — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente apreendeu, na manhã desta quarta-feira (3), 105 aves silvestres em uma casa em Santa Clara do Sul, a 130 km de Porto Alegre. Ninguém foi preso.

VÍDEO: 105 aves silvestres são resgatadas pela Polícia em Santa Clara do Sul

Os animais estavam em um cativeiro sem autorização da autoridade ambiental. De acordo com a polícia, entre os animais havia pelo menos duas espécies ameaçadas de extinção, o cardeal-amarelo (veja foto abaixo) e o bico-de-pimenta.

Segundo a delegada Samieh Saleh, o proprietário da residência deve responder em liberdade por crime ambiental. O artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais prevê pena de 6 meses a 1 ano e multa por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização.

“[A pena] será aumentada pela metade, tendo em vista que o crime foi praticado contra espécies ameaçadas de extinção. Além disso, o suspeito poderá responder pelo artigo 69 da Lei de Crimes Ambientais, por ter tentado soltar os pássaros quando a polícia chegou”, afirma ela.

A operação contou com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para cumprir dois mandados de busca e apreensão, que foram expedidos para investigar o tráfico de animais silvestres no estado. As aves foram entregues ao Ibama, que deve encaminhá-las a uma instituição especializada em reabilitação de animais silvestres, onde receberão tratamento para que possam voltar à natureza.

Proprietário da residência onde foram apreendidos os pássaros deve ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Proprietário da residência onde foram apreendidos os pássaros deve ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por Gabriel Costa

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.