Mais de 100 guaiamuns são apreendidos na Operação Verão em Tamandaré, PE

Mais de 100 guaiamuns são apreendidos na Operação Verão em Tamandaré, PE
Equipe da CPRH resgatou ao menos 28 guaiamuns, além de algumas aves silvestres em Tamandaré (Foto: Débora Crispim/ CPRH)

Cerca de 120 guaiamuns foram resgatados em área de comércio de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, durante a terceira Operação Verão, no último fim de semana. Além dos crustáceos, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) autuou ao menos seis condutores que trafegavam em faixa de praia com motos, quadriciclo e caminhonete.

Após um trabalho de conscientização ambiental junto aos comerciantes locais, a instituição devolveu os crustáceos ao manguezal nas imediações da Praia Boca da Barra. A espécie está na lista das ameaçadas de extinção. Além da CPRH, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Tamandaré, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar e Capitania dos Portos participaram a ação.

Na praia, os agentes ambientais ainda notificaram uma construção irregular onde funcionava um pequeno bar. No local, a equipe de vigilância ambiental encontrou a criação de animais, acúmulo de resíduos sólidos e fossa clandestina. O proprietário terá que retirá-la dentro de uma semana.

São José da Coroa Grande

Outra fiscalização da CPRH apreendeu dois animais silvestres, sendo um sabiá-laranjeira e um papagaio, no município de São José da Coroa Grande, também no Litoral Sul de Estado. O infrator vai pagar uma multa de R$ 5,5 mil.

Os moradores ainda participaram da iniciativa entregando voluntariamente outros três animais, sendo um galo de campina, um chorão e um golinha aos agentes. As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no Recife, e serão posteriormente devolvidos à natureza.

Fonte: N10

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.