Mais de 100 jacarés já foram levados ao Centro de Triagem neste ano, em Recife

Mais de 100 jacarés já foram levados ao Centro de Triagem neste ano, em Recife
Animal encontrado na Madalena está sob cuidados do Cetas Tangará. Foto: CPRH/Divulgação

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara) está cuidando do jacaré da espécie papo-amarelo que foi encontrado na segunda-feira, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, em meio às fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana. Mais de 100 jacarés já foram levados neste ano ao Centro, que é uma unidade especializada da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O animal encontrado na Madalena saiu por um bueiro e assustou os moradores da Rua Antônio Cardoso Dias, onde foi capturado pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). De acordo com o coordenador do Cetas, Yuri Valença, o jacaré chegou bastante assustado e com ferimentos leves. “Está sendo tratado e , quando estiver em boa condição de saúde, nós o devolveremos à natureza”, comentou Valença.

Segundo a Fiocruz, os jacarés de papo-amarelo são animais de hábitos noturnos que, durante o dia, formam grupos para tomar sol. Chegam a medir três metros e se alimentam de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, quando põem entre 30 e 60 ovos por ninhada. Podem viver até 50 anos.

A Fundação destaca que os jacarés são ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Hoje, os papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do Ibama, sobrtudo por causa da destruição de seu habitat e da poluição dos rios. (Com informações da Fiocruz)

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.