Mais de 100 pássaros mantidos em cativeiro são resgatados durante cumprimento de mandado de busca, em Montes Claros

Mais de 100 pássaros mantidos em cativeiro são resgatados durante cumprimento de mandado de busca, em Montes Claros
Pássaros estavam acondicionados em gaiolas — Foto: Polícia Militar/Divulgação

A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu mais de 100 pássaros da fauna silvestre em Montes Claros, nesta segunda-feira (13).

Os animais foram encontrados em uma casa, no bairro Alto São João, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.

“Recebemos denúncia anônima que indicava que o morador comercializava pássaros. Depois dessa denúncia, a equipe de Inteligência da Polícia Militar de Meio Ambiente levantou os dados e confirmou a veracidade, sendo representado pelo mandado de busca”, disse o sargento Steferson Nascimento Brasil.

Polícia apreendeu cerca de 100 pássaros — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Polícia apreendeu cerca de 100 pássaros — Foto: Polícia Militar/Divulgação

O alvo da denúncia, um idoso, de 64 anos, recebeu os policiais e permitiu que fossem feitas buscas na casa. Segundo o sargento, os pássaros estavam em situações de maus-tratos em gaiolas sujas, algumas sem água e comida.

O homem não revelou onde adquiriu os animais e negou ser comerciante. Ainda de acordo com a polícia, os 122 pássaros eram das espécies trinca-ferro, canário da terra, galo-da-campina, sabiá, sofrê e curió.

Até a última atualização desta reportagem, a ocorrência estava em andamento e o idoso seria levado para o quartel da PM para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO); ele também será multado e o valor ainda não foi divulgado.

Os pássaros serão entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Por Marina Pereira

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.