Mais de 2.300 cães e gatos foram resgatados na Serra (ES) pelo programa ARCA

Mais de 2.300 cães e gatos foram resgatados na Serra (ES) pelo programa ARCA
Os animais resgatados recebem tratamento, são castrados e posteriormente colocados para adoção responsável. Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira – dia 14 de março – é comemorado o Dia dos Animais. Apesar de a data ser importante para ajudar a conscientizar sobre os cuidados com eles, há muito que se melhorar no Brasil, no que tange a proteção animal. É constante e corriqueira, a briga de ativistas por programas de castração e por penalizações realmente aplicáveis a situações de maus-tratos no país.

Na Serra, o primeiro passo foi dado desde janeiro de 2022, com o Programa Animais Recolhidos, Cuidados e Acolhidos (ARCA), da Prefeitura da Serra, que já atendeu cerca de 2.300 animais, desde a sua criação.

Por meio do ARCA, que tem ações coordenadas pelo Departamento de Bem-Estar Animal, e executadas por meio de um parceiro contratado pelo município, os animais resgatados em situações de maus tratos nas ruas da cidade, recebem assistência veterinária, incluindo a castração de cães e gatos.

“O programa é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das políticas públicas de bem-estar animal em nosso município, recolhendo e dando atendimento médico veterinário a animais que estavam em grave sofrimento nas nossas ruas”, pontua a Diretora do Departamento de Bem-Estar Animal da Serra, Milagros Avila Guerra Campos.

O programa atendeu, em sua maioria, cães e gatos sem tutor ou com tutor de baixa renda, acolhendo ainda aqueles encaminhados por protetores independentes e ONGs.

O serviço de recolhimento pode ser acessado por meio do aplicativo Colab. Neste ano, somente pelo aplicativo já foram 450 notificações recebidas, destas, 299 foram atendidas.

O recolhimento também pode ser acionado por meio do WhatsApp pelo telefone 27 98166-0447. Para fazer a solicitação do resgate é necessário enviar informações sobre o estado do animal com foto e endereço completo. Depois de tratados e recuperados, os animais serão disponibilizados para adoção.

Neste sábado (18), das 13h às 17 horas, no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, acontece mais uma edição da Feira de Adoção, a terceira deste ano. No evento, cães e gatos sadios, castrados e vacinados estarão disponíveis para adoção.

Fonte: Jornal Tempo Novo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.