Mais de 2 mil animais devem ser castrados em Jaraguá do Sul (SC) a partir de outubro

Mais de 2 mil animais devem ser castrados em Jaraguá do Sul (SC) a partir de outubro
Foto Divulgação/PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), se prepara para lançar em outubro uma campanha de castração para esterilizar 2,3 mil cães e gatos, principalmente fêmeas.

O objetivo da campanha é controlar a população de animais que vivem soltos na rua, muitos deles abandonados ou vindos de famílias de baixa renda, sujeitos a maus-tratos e se reproduzindo sem nenhum controle.

“A estimativa é que hoje tenhamos perto de 4,5 mil animais entre errantes, semierrantes (que ficam na rua na maior parte do tempo, mas depois voltam para casa dos donos) ou que pertençam a famílias de baixa renda”, projeta o presidente da Fujama Normando Zitta.

O secretário de Saúde Alceu Moretti explica que o serviço de castração já é oferecido pelo Município às famílias de baixa renda pelo setor de Zoonoses.

“Em 2019, foram castrados perto de 300 animais. Agora com os recursos de R$ 515 mil liberados recentemente pelo prefeito Antídio Lunelli (MDB), acreditamos que poderemos implementar este serviço que, além da castração, prevê a chipagem destes cães e gatos”, comunica o secretário.

Desburocratização

A campanha também tem como foco desburocratizar o processo existente. “Hoje, da solicitação do munícipe até o procedimento com o médico veterinário são pelo menos seis etapas que precisam ser obedecidas. Para agilizar este processo será desenvolvido um aplicativo específico para serviço”, informa o presidente da Fujama, Normando Zitta.

A iniciativa também deverá contar com apoio de organizações não governamentais (ONGs) que atuam na proteção de animais na cidade.

“A ideia é que essas entidades nos ajudem na triagem dos animais que passarão pelo procedimento. Sempre lembrando que a campanha é direcionada às famílias com renda de, no máximo, cinco salários mínimos”, complementa o secretário de Saúde Alceu Moretti.

Até o momento, quatro entidades já oficializaram apoio à iniciativa.

Mais apoio

Além da Saúde e da Fujama, outros segmentos da Prefeitura poderão contribuir para esta campanha, como a Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Em áreas como os loteamentos Harmonia, Souza e Santo Antônio, a Diretoria de Habitação da pasta já conseguiu um parceiro para o cadastro de animais a serem castrados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento também adiantou que poderá contribuir para este cadastro nas áreas rurais jaraguaenses.

Por Verônica Lemus

Fonte: OCP

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.