Mais de 20 cães são encontrados mortos às margens de estrada e dentro de rio que abastece Alta Floresta, MT

Mais de 20 cães são encontrados mortos às margens de estrada e dentro de rio que abastece Alta Floresta, MT
Local onde animais foram encontrados fica a 7 km da região urbana — Foto: Daiane Carvalho/ Arquivo pessoal

Ossadas de animais e mais de 20 cães mortos foram encontrados por moradores, nessa terça-feira (9), às margens da MT–208, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, e até no rio que abastece a cidade. O local fica a 7 km da região urbana.

A Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta (Sema) informou que até agora não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso.

Em nota, a Águas Alta Floresta, concessionária dos serviços de água e esgoto do município, informou que a captação de água responsável pelo abastecimento da zona urbana encontra-se em uma bacia diferente do local onde foram encontradas ossadas de animais,, não havendo qualquer risco de contaminação, e que vai remover os cães do rio, assim que a polícia estiver concluído a perícia no local.

A Associação Amamos Animais informou que os moradores que têm chácaras próximas ao rio estão incomodados com o mau cheiro e preocupados com a qualidade da água.

“Eles disseram que há um mau cheiro há dias na estrada e resolveram entrar na mata para ver o que estava acontecendo, foi quando encontraram os animais”, informou.

Alguns animais e ossadas estão dentro de sacos de lixo. Já outros estão a céu aberto.

Animais mortos por envenenamento

Cerca de 30 animais foram mortos supostamente por envenenamento, em Alta Floresta, em janeiro deste ano.

Segundo os donos, os animais não apresentavam sintomas de doenças e, antes de morrerem, tiveram convulsões e uma baba espessa branca na boca.

Ao todo, foram confirmadas 29 mortes de cães e de um gato. No entanto, segundo a presidente da associação, Leir Ribeiro, a quantidade de animais mortos nesse período pode ter chegado a 40.

Ainda não se sabe se os animais encontrados descartados de forma irregular na região têm relação com os animais mortos no início do ano.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: É uma vergonha que ainda não tenha sido descoberta a autoria dos envenenamentos de animais em Alta Floresta, que vêm acontecendo HÁ MESES! A situação sugere que está havendo NEGLIGÊNCIA das autoridades que deveriam investigar e deter os criminosos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.