Mais de 200 caranguejos são apreendidos em Cariacica (ES) durante defeso

Mais de 200 caranguejos são apreendidos em Cariacica (ES) durante defeso
Foto: Reprodução

Um total de 206 caranguejos foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (12) nos bairros Porto de Santana e Flexal, em Cariacica, durante fiscalização de equipes da Gerência de Monitoramento Ambiental do município, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec).

Dentre os animais estavam caranguejos-uçá, espécie que entrou no período de defeso. Além deles, também foram apreendidos caranguejos da espécie guaiamum, cuja a captura é proibida, por conta do risco de extinção.

O primeiro período de defeso, também conhecido como andada, do caranguejo-uçá se estende até a próxima quarta-feira (17). Durante esta época do ano, a captura, o transporte e a comercialização dos animais é proibida.

A Prefeitura de Cariacica informou que quem desrespeitar as normas pode ter que pagar multa de R$ 200 por unidade do animal apreendido.

Além disso, a prefeitura relata que houve um trabalho de educação ambiental junto aos catadores, que também foram informados sobre a proibição da captura durante o período. Os animais foram devolvidos ao mangue.

Fonte: Folha Vitória


Nota do Olhar Animal: O defeso existe não para proteger os animais e sim par proteger a espécie, de forma que possa continuar a ser explorada, capturada, abatida e consumida por gerações futuras de humanos. Essa é a visão ambientalista sobre os animais, que se preocupa em perpetuar a exploração desses seres e pouco se importa com seus interesses, como o interesse em viver.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.