Mais de 2,3 mil ovos de quelônios são apreendidos com seis homens dentro de unidade de conservação no AM

Mais de 2,3 mil ovos de quelônios são apreendidos com seis homens dentro de unidade de conservação no AM
Mais de 2,3 mil ovos foram apreendidos durante fiscalização — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma fiscalização apreendeu 2.329 ovos de quelônios da Amazônia dentro de uma unidade de conservação situada entre os municípios de Barcelos e Novo Airão. A carga era transportada por seis homens – que não tiveram identidade divulgada – que foram presos suspeitos de tráfico de animais silvestres, associação criminosa, entre outros crimes. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (24).

Em nota, a Polícia Federal informou que o grupo estava dividido em duas canoas e foi localizado na noite de segunda-feira (23), por volta das 21h, dentro do Parque Nacional do Jaú. Dentro das embarcações, os fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encontraram – além dos ovos – 348 quelônios vivos e carne de anta, ambas espécies ameaçadas de extinção.

Os animais vivos foram devolvidos ao seu habitat natural. Ainda segundo a Polícia Federal, diante da inviabilidade de reintrodução na natureza, foi aplicada a legislação ambiental que determina a destruição dos demais animais encontrados.

Fiscalização também encontrou mais de 300 quelônios vivos. — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Os barcos de madeira e os motores utilizados pelo grupo foram apreendidos administrativamente. Os seis suspeitos foram conduzidos para a sede da Polícia Federal em Manaus nesta terça, onde foram autuados em flagrante por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e associação criminosa.

Suspeitos foram localizados em duas canoas dentro do Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.